Última hora

Frederico Loureiro entre os 6 melhores bailarinos do mundo

25 Outubro 2015
Frederico Loureiro entre os 6 melhores bailarinos do mundo
Desporto
0

Frederico Loureiro tem 15 anos, é considerado um dos seis melhores bailarinos do mundo, é vilacondense e tem vindo a afirmar-se como um dos mais iminentes jovens talentos da Dança em Portugal e no Mundo.
O jovem de Vila do Conde Frederico Loureiro recebe a sua formação nos programas profissionalizantes da EDD – Escola Domus Dança, no Porto, e tem sido premiado em todos os concursos internacionais em que se apresenta, disputados pelas mais prestigiadas instituições internacionais.
Frequentou, em 2013, como bolseiro convidado da Russian American Foundation, um estágio da Academia Bolshoi, em Moscovo, em reconhecimento da qualidade do trabalho apresentado e do seu talento, e, no Verão de 2015, frequentou, novamente como bolseiro convidado, um estágio na Palucca Hochschülle, na Alemanha.
Pelo serviço que tem prestado à Dança e pelo modo como tem elevado o nome de Portugal internacionalmente, Frederico Loureiro foi, este ano, convidado da Presidência da República para as comemorações oficiais do 10 de Junho e apontado como um exemplo dos portugueses que se destacam nas suas áreas, pelo mundo fora.

R (Renovação): Quando é que percebeste que a dança era o teu caminho?

FL (Frederico Loureiro): Talvez quando comecei a participar nos concursos internacionais e me apercebi que tinha potencial para chegar mais longe.

R: Como é o teu dia-a-dia?

FL: Os meus dias são muito preenchidos e com pouco ou nenhum tempo livre. Entre as aulas na escola e as aulas de dança, até à noite, não sobra quase tempo para mais nada.

R: Das distinções recebidas há alguma que tenha especial significado?

FL: Talvez quando recebi a bolsa de estudo para frequentar o ano letivo na Academia Bolshoi, na Rússia. É de facto algo que nunca estava à espera, sendo considerada uma das melhores do mundo.

R: De todos os concursos nacionais e internacionais, em que participaste, há algum que tenha deixado alguma marca especial?

FL: A final do YAGP 2015 em Nova Iorque. Ficar classificado entre os 6 melhores do mundo, do meu escalão, é algo muito importante.

R: Como é, para um rapaz de 15 anos, gerir a pressão dos treinos e das aulas?

FL: Às vezes é um bocado difícil mas com vontade tudo se consegue.

R: Tens algum estilo de Dança de que gostes mais?

FL: Não. Gosto muito de dançar os 2 estilos, clássico e contemporâneo.

R: Qual o estilo em que te sentes mais à vontade?

FL: Para ser sincero? Nos dois.

R: Como lidas com o facto de estares entre os 6 melhores bailarinos do mundo, da tua idade, nas categorias clássico e contemporâneo?

FL: De uma forma natural. Embora me sinta muito orgulhoso.

R: Foi fácil chegares até aqui?

FL: Nunca é fácil. É preciso muitas horas de trabalho, dedicação e muito esforço de minha parte, dos meus professores e da minha família.

R: O que esperas num futuro próximo?

FL: Conseguir ir estudar para fora e ingressar numa boa companhia.

R: Achas que em Portugal há espaço para a Dança?

FL: Definitivamente, não. Se quisermos construir uma carreira temos que obrigatoriamente ir para fora do país.

Entre as diversas distinções que tem recebido, o bailarino vilacondense Frederico Loureiro conquistou:

Medalha de Ouro de Solista Clássico Júnior no Youth America Grand Prix (YAGP), Paris, 2014;
Medalha de Ouro de Solista Contemporâneo Júnior no Youth America Grand Prix (YAGP), Paris, 2014;
Classificação nos 6 melhores solistas Júniores e melhor Júnior Europeu das Finais Mundiais do YAGP (a maior competição mundial para estudantes de Ballet), Nova Iorque 2015;
Medalha de Ouro de Solista Clássico e Medalha de Ouro de Solista Contemporâneo no Valentina Kozlova International Ballet Competition, Bruxelas, 2015 (onde foi apurado para a Final em Nova Iorque e, uma vez mais, dos concorrentes mais premiados em competição).

O jovem bailarino vilacondense Frederico Loureiro tem, ainda, recebido ofertas das mais prestigiadas instituições internacionais como Academia Bolshoi, de Moscovo, Escola Estatais de Dresden, Berlim, Viena, Mónaco, Zurique, Basileia, Ópera de Paris e Brussels Internacional Ballet School.