Última hora

Cinco barras marítimas fechadas e quatro condicionadas devido à agitação do mar

11 Março 2023
Cinco barras marítimas fechadas e quatro condicionadas devido à agitação do mar
País
0

Cinco barras marítimas estão fechadas a toda a navegação e quatro estão condicionadas, devido à agitação do mar, informa hoje a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
De acordo com informação disponível na página da Autoridade Marítima Nacional (AMN), na zona Norte estão encerradas as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende e Douro, enquanto na zona Centro está fechada a barra do Portinho da Ericeira.
A barra de Aveiro está fechada a embarcações de comprimento inferior a 15 metros, mantendo-se aberta à restante navegação, ao passo que a barra da Figueira da Foz está condicionada às embarcações de comprimento inferior a 11 metros.
As barras da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde estão condicionadas a embarcações de calado superior a dois metros, devendo praticar a barra apenas no período compreendido entre duas horas antes e até duas horas após a preia-mar.
As restantes 38 barras marítimas estão abertas a toda a navegação.
Vários distritos de Portugal Continental estiveram até ao fim do dia de sexta feira em estado de alerta amarelo devido à agitação marítima, pelo que a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertam toda a comunidade marítima e a população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras.