Última hora

Varzim Sport Club despede-se da II Liga com amargo triunfo sobre o Mafra por 2-0

16 Maio 2022
Varzim Sport Club despede-se da II Liga com amargo triunfo sobre o Mafra por 2-0
Desporto
0

O Varzim Sport Club conseguiu este domingo uma ‘amarga’ vitória, por 2-0, sobre o Mafra, na última jornada II Liga portuguesa de futebol, num resultado que não evitou a descida de divisão dos poveiros.
A equipa nortenha, que construiu o inglório triunfo com os golos de Heliardo, de grande penalidade, aos 41 minutos, e de Zé Carlos, aos 58, precisava que o Sporting da Covilhã, o outro rival pela permanência, não ganhasse no jogo frente ao Estrela da Amadora, algo que não se verificou.
Assim, o histórico emblema poveiro termina a prova no 17.º e penúltimo lugar, com 35 pontos, acompanhado a Académica na descida ao terceiro escalão, depois de sete épocas consecutivas nas competições profissionais.
Já o Mafra, que entrou tranquilo e sem objetivos de monta para este desafio, fecha a época no nono lugar, com 43 pontos.
A equipa lisboeta, que preferiu apostar no contra-ataque, até entregou a iniciativa do desafio ao necessitado Varzim, que apesar de ter um pouco mais de volume de jogo, sentia dificuldade no último terço.
Já os lisboetas desperdiçaram uma boa oportunidade para inaugurar o marcador, num par de remates consecutivos de Rodrigo Martins, que o guarda-redes poveiro Ricardo susteve.
O lance capital do primeiro tempo aconteceu já perto do intervalo, quando o central dos poveiros Cássio foi derrubado na área do Mafra, num lance para grande penalidade, que Heliardo, na cobrança, aos 41 minutos, na desperdiçou.
No segundo tempo, os poveiros, já com a vantagem que necessitavam, mantiveram o jogo controlado, impondo presença na área adversária, perante um Mafra praticamente inofensivo.
A equipa nortenha ainda chegou ao 2-0, num cabeceamento de Zé Carlos, aos 58 minutos, mas apesar dos festejos nas bancadas, a situação dos varzinistas não era favorável, porque o Sporting da Covilhã vencia na Amadora.
Ainda assim, os comandados de Pedro Miguel cumpriram a missão e aguentaram a vantagem do seu lado até ao apito final, ficando, depois, no relvado à espera do desfecho do jogo dos serranos, que também seguraram a vitória.
Confirmada a descida à Liga 3, alguns jogadores do Varzim deixaram o campo em lágrimas, perante apupos e alguns aplausos dos adeptos.