Última hora

Marginal em frente à Quinta do Engenheiro Carvalho de Vila do Conde em obras 300 dias

17 Maio 2022
Marginal em frente à Quinta do Engenheiro Carvalho de Vila do Conde em obras 300 dias
Local
0

As obras de conservação do enrocamento do dique das praias da marginal em frente à Quinta do Engenheiro Carvalho de Vila do Conde já arrancaram, num investimento de mais de um milhão de euros, que visa garantir a segurança daqueles areais face ao perigo iminente de derrocada das pedras.
No local, está a ser construído um estaleiro que vai suportar a empreitada, que tem a duração prevista de 300 dias, e está a cargo da empresa Hydro Stone Engenharia, de Santa Maria da Feira, especializada em obras marítimas e fluviais.
Na sexta feira, camiões transportaram areia proveniente de outros estaleiros para servir como aterro no local, de forma a proporcionar as melhores condições de trabalho aos funcionários. Contudo, um camião já se encontrava a alisar a zona onde vai ser feita a intervenção, que leva à proibição de ocupação do areal por banhistas, turistas ou veraneantes, durante este verão.
Esta reabilitação do enrocamento do dique das praias da marginal em frente à Quinta do Engenheiro Carvalho de Vila do Conde, onde o objetivo principal é “promover a adaptação às alterações climáticas e à prevenção e gestão de riscos”, vai custar 1.041.988,34 euros, com a União Europeia a comparticipar 781.491,25 euros. A nível nacional, o apoio financeiro público é de 260.497,09 euros, suportado totalmente pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Dada a proximidade aos portos de pesca vilacondense e poveiro, aquelas praias da marginal em frente à Quinta do Engenheiro Carvalho de Vila do Conde estão sob a jurisdição da Docapesca, tutelada pelo Ministério da Economia e do Mar.
O Novo Plano da Orla Costeira da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) em vigor identifica 46 áreas críticas entre Caminha e Espinho, incluindo em Vila do Conde a Praia de Árvore, Praia de Mindelo, Praia de Vila Chã Norte e Praia do Pucinho, mas não identificando as praias da marginal em frente à Quinta do Engenheiro Carvalho.