Última hora

Obra de reabilitação e ampliação do cais do porto de pesca de Vila de Conde custa 600 mil euros

14 Dezembro 2021
Obra de reabilitação e ampliação do cais do porto de pesca de Vila de Conde custa 600 mil euros
Economia
0

A Docapesca, empresa do setor do Estado que explora portos de pesca e lotas, anunciou na passada quinta feira a adjudicação da obra de reabilitação e ampliação do cais de descarga de pescado do porto de Vila do Conde, por 600 mil euros.
Segundo a entidade, a intervenção pretende “melhorar as condições de trabalho dos armadores, através da substituição da plataforma do cais por outra alteada, ou de geometria similar”.
“A empreitada prevê também a instalação de um cais flutuante, composto por uma estrutura em betão reforçado. O acesso ao cais flutuante será feito através de um patamar e de uma ponte de estruturas de aço metalizado, instaladas na extremidade jusante do cais”, explicou a Docapesca em comunicado.
Além deste investimento de 600 mil euros na ampliação do cais de descarga, a Docapesca já tinha aplicado, recentemente, na estrutura portuária de Vila do Conde, 360 mil euros para melhorar as condições de trabalho nos Estaleiros Navais de Azurara.
A estas intervenções no porto de pesca de Vila do Conde, a Docapesca junta ainda uma obra no porto de Esposende, no distrito de Braga, onde está previsto investir cerca de 350 mil euros na substituição do quebra-mar existente.
Esse quebra-mar será constituído por oito pontões de betão, dimensionados e preparados para a amarração de embarcações de médio porte e pesadas.
A Docapesca – Portos e Lotas, SA é uma empresa do Setor Empresarial do Estado, tutelada pelo Ministério do Mar, que, nos termos do Decreto-Lei n.º 107/90 de 27 de março, tem a seu cargo no continente português, o serviço público da prestação de serviços de Primeira Venda de Pescado, bem como o apoio ao Setor da Pesca e respetivos portos.