Última hora

GNR desmantela rede de furto de veículos no Norte e Centro de Portugal e identifica 6 pessoas

18 Novembro 2021
GNR desmantela rede de furto de veículos no Norte e Centro de Portugal e identifica 6 pessoas
Local
0

Um homem foi detido e cinco identificados, numa investigação que desmantelou uma rede de furtos de veículos de matrícula estrangeira que operava nas zonas Centro e Norte do país, anunciou agora a Guarda Nacional Republicana (GNR).
“O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Viseu, deteve terça feira um homem de 69 anos, por posse de armas proibidas, e identificou cinco, com idades compreendidas entre os 35 e os 56 anos, no âmbito de um processo de furto de veículos de matrícula estrangeira, na zona centro e norte do país”, anuncia a GNR num comunicado.
Estas detenções aconteceram no decorrer de uma investigação que se iniciou no mês de março, refere ainda a Guarda Nacional Republicana (GNR), e na qual “foi possível apurar a existência de um esquema com origem em França e na Suíça, onde são furtados, ou dados como furtados, veículos de alta cilindrada”.
Esses automóveis, continua a Guarda Nacional Republicana (GNR), são “transportados para Portugal, onde são rececionados e desmantelados para depois serem vendidos em peças, ou vendidos com outras matrículas, que configuram os crimes de furto qualificado, burla a seguros, recetação, falsificação e fraude fiscal”.
No decorrer da investigação, a GNR cumpriu um total de “259 buscas, sete mandados de busca domiciliária e a 252 buscas não domiciliárias, nomeadamente em oficinas e em locais onde os visados possuíam os veículos parqueados”.
As buscas decorreram em concelhos do distrito de Viseu (São Pedro do Sul, Viseu, Mangualde e Sernancelhe); Guarda (Seia); Aveiro (Vagos) e Braga (Vila Nova de Famalicão e Celorico de Basto) onde também foi apreendido diverso material.
A lista de material apreendido, segundo a GNR, contabiliza “14 veículos de alta cilindrada, duas caçadeiras, 47 cartuchos, uma pistola de alarme, uma pressão de ar, dois bastões extensíveis e um gás-pimenta”.
E ainda “várias matrículas associadas a veículos furtados, documentos de identificação de veículos furtados, conjuntos de punção para viciação dos números de chassis, três máquinas de diagnóstico de veículos, três telemóveis, oito catalisadores e diverso material informático”.