Última hora

Festival de Solos da Póvoa de Varzim regressa aos palcos com novidade audiovisual nesta 6.ª edição

4 Novembro 2021
Festival de Solos da Póvoa de Varzim regressa aos palcos com novidade audiovisual nesta 6.ª edição
Cultura
0

O Festival Internacional de Solos, que se realiza na Póvoa de Varzim, está de regresso aos palcos, tendo como grande novidade nesta 6.ª edição um projeto audiovisual multidisciplinar, que alia a arte à composição em vídeo.
O evento, que cruza espetáculos dedicados ao teatro, circo, dança e música, e que no ano passado não aconteceu devido à pandemia de Covid-19, vai, desta vez, desenrolar-se entre 26 e 28 de novembro, nos espaços municipais do Cine-Teatro Garrett e Diana Bar, reforçando o conceito de uma relação de proximidade entre artistas e público, através dos espaços intimistas, limitado a 50 lugares.
A programação arranca com a exposição “ZÉNITE: Quadros de um Grande Jogo Poético”, um projeto de audiovisual composto por uma série de 13 vídeos, que pode ser vista como uma galeria de quadros em movimento, onde em cada um se vê um corpo-paisagem materializado pela figura de um intérprete, e que é uma das inovações do festival, sendo de entrada gratuita.
Ainda no dia inaugural do certame, o público pode assistir à estreia do espetáculo “Neste Momento”, uma atuação de improvisação do criador Alexandre Sá, e também ao espetáculo de dança e performance “Schuld”, de Sara Garcia.
O segundo dia do evento, 27 de novembro, arranca com uma apresentação de Rita Carmo Martins que mistura o circo, dança e teatro de objetos, intitulada “Rizoma”, que terá sequência num espetáculo musical de Calcutá, que funde sonoridades ‘folk’ e ‘psych’.
Destaque ainda para este segundo dia para a estreia nacional de “HOLY”, uma performance de Emil Dahl que envolve o circo, malabarismo e o minimalismo.
A fechar esta sexta edição do festival surgirá um solo de pequeno formato, baseado nas disciplinas de circo e palhaço sob o título “Peix”, numa interpretação da companhia catalã Hotel iocandi, e um espetáculo de música e improvisação, de Jordina Millà, intitulado “Ephemeral traces”.
As últimas atuações estão reservadas a João Pais Filipe, com uma criação de música, percussão e ritmo, e para Sara Barros Leitão que apresenta o “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa”.
O Festival Internacional de Solos acontece ao abrigo do Programa Garantir Cultura, promovido pelo Ministério da Cultura, com o apoio do município da Póvoa de Varzim, tendo um preço único de sete euros para cada atuação.