Última hora

Nadadora vilacondense Ana Catarina Monteiro orgulhosa apesar de a final ter ficado “ao lado”

28 Julho 2021
Nadadora vilacondense Ana Catarina Monteiro orgulhosa apesar de a final ter ficado “ao lado”
Desporto
0

A nadadora vilacondense Ana Catarina Monteiro assumiu-se orgulhosa pelo 11.º lugar nos 200 metros mariposa nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, o terceiro melhor resultado de sempre da natação nacional, que a deixou perto da final.
“É um misto de emoções, fui 11.ª nuns Jogos Olímpicos, a mais de um segundo e meio do meu melhor tempo, e isso mostra o nível de exigência dos mínimos e dos 200 metros mariposa. Claro que chegar à final era um sonho e ficou aqui mesmo ao lado, mas só posso estar orgulhosa do que fiz”, afirmou a nadadora, de 27 anos de idade.
Na primeira meia-final feminina de Jogos Olímpicos com uma nadadora portuguesa, Ana Catarina Monteiro terminou a sua série no quinto lugar, em 02.09,82 minutos, que lhe valeu o 11.º registo na competição, a 75 centésimos de segundo da última apurada para a final, a britânica Alys Thomas (02.09,07 minutos).
“O meu recorde pessoal [02.08,03 minutos] chegava, mas o das outras também. Eu cheguei com o 13.º tempo e saio daqui com o 11.º, claro que fica sempre essa sensação, mas fiz o meu melhor tempo de uma época tão atípica em que senti muita, muita falta de competições internacionais. Isso, para mim, faz bastante diferença, porque nos 200 [metros] mariposa, em Portugal, nado praticamente sozinha, e sentia muita falta de competir e conseguir competir com as adversárias. Hoje, sinto que consegui fazê-lo e, portanto, foi mais um passo em frente. O trabalho vai continuar, porque continuo com muitos sonhos e muitos objetivos pela frente”, explicou.
A nadadora do Clube Fluvial Vilacondense, natural de Vila do Conde, enalteceu o apoio sentido pelos seus próximos, a quem dedicou o resultado: “tive um apoio muito grande da família, dos amigos, do meu treinador [Fábio Pereira] e da minha equipa, que foram um suporte fundamental. Este resultado é para eles, somos todos 11.ºs dos Jogos Olímpicos”.
Depois de viver uma meia-final, e ficar perto de igualar o feito de Alexandre Yokochi, o único português a disputar uma final olímpica, nos 200 metros bruços, em LosAngeles1984, Ana Catarina Monteiro confirmou a que nível quer competir.
“Depois de chegar a este patamar, o objetivo não é andar para trás. Eu sou do tipo de pessoas que quer sempre mais. Os meus indicadores de treino estavam a ser os melhores de sempre, mas, lá está, faltava o ritmo competitivo e é nesse aspeto que tenho três anos para trabalhar. Se calhar, aumentar a competição internacional, estar mais vezes lado a lado com as melhores do mundo e chegar mais à vontade a este tipo de competição”, concluiu Ana Catarina Monteiro.