Última hora

ASAE apreendeu em Matosinhos 12 mil maços de tabaco de contrabando no valor de 54 mil euros

23 Fevereiro 2021
ASAE apreendeu em Matosinhos 12 mil maços de tabaco de contrabando no valor de 54 mil euros
Local
0

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu, em Matosinhos, 12 mil maços de tabaco “de contrabando”, estando em causa uma fuga ao fisco no valor de 42 mil euros, foi hoje anunciado pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).
Em declarações aos jornalistas em Barcelos, no distrito de Braga, o Inspetor-Geral da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), Pedro Portugal Gaspar, acrescentou que o valor total da mercadoria apreendida é de 54 mil euros.
Segundo o Inspetor-Geral da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), Pedro Portugal Gaspar, na operação foi constituído arguido um homem com cerca de 60 anos de idade, que conduzia a viatura em que seguiam os maços de tabaco que foram apreendidos.
Em causa, para já, está o crime de introdução fraudulenta no consumo e a falta de estampilha fiscal.
“A investigação ainda vai continuar, para apurar se o tabaco é genuíno ou contrafeito”, acrescentou o Inspetor-Geral da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), Pedro Portugal Gaspar.
A operação, que decorreu na madrugada desta segunda feira, 22 de fevereiro, resultou ainda na apreensão de um automóvel e dois telemóveis.
O arguido, que já estava referenciado pelas autoridades, terá ido buscar o tabaco, da marca American Club, a Espanha para o revender a diversos estabelecimentos, em pequenas quantidades.
O material apreendido está agora guardado no armazém da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), em Barcelos, cabendo às autoridades judiciais decidir sobre o seu destino.
O arguido ficou sujeito a termo de identidade e residência e vai ser, entretanto, apresentado às autoridades judiciais.