Última hora

LIPOR diz que novas taxas de resíduos do Governo podem “pôr em causa sobrevivência da empresa”

6 Janeiro 2021
LIPOR diz que novas taxas de resíduos do Governo podem “pôr em causa sobrevivência da empresa”
Local
0

A LIPOR, Empresa Intermunicipal de Gestão de Resíduos do Grande Porto, alertou, hoje, que os aumentos de taxas decretadas pelo Governo ao setor, desde o início deste ano, podem “pôr em causa a sobrevivência do modelo de operação da empresa”.
Aires Pereira, presidente da entidade, que engloba os municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde, estimou em seis milhões de euros, por ano, os custos acrescidos da LIPOR com a entrada em vigor das novas taxas sobre os resíduos.
“Não há nenhuma empresa que tenha capacidade para acomodar essas alterações, sobretudo num período de pandemia, onde não queremos ver refletido esse valor nas tarifas cobradas aos munícipes”, disse o responsável.
O líder desta empresa intermunicipal discorda com “o aumento para o dobro da Taxa de Geral de Resíduos e da cobrança sobre as escórias, um subproduto da LIPOR, que dantes não pagava a taxa e agora começará a pagar”.
“São um conjunto de medida cumulativas que o Governo tem vindo a tomar, e que põe em causa o trabalho e as metas atingidas, assim como a sobrevivência do modelo de operação da LIPOR que conhecemos, que serve um milhão de pessoas”, acrescentou Aires Pereira.
O também presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim lembrou, ainda, a preponderância da ação da LIPOR nestes tempos da pandemia de Covid-19, vincando que, apesar das contingências, os serviços da recolha e processamento de resíduos nunca foram interrompidos.
“Num ano difícil, a LIPOR trabalhou ininterruptamente e tem contribuído com a sua operação, juntamente com os municípios, para acomodar todos os desafios que a pandemia nos trouxe, nomeadamente com o aumento de resíduos descartáveis e máscaras, que é preciso tratar. Até hoje, não tivemos nenhuma medida dirigida ao setor para nos apoiar”, lamentou Aires Pereira.
O presidente da LIPOR prometeu aprofundar o assunto, assim como o desagrado com as medidas do Governo neste âmbito, numa conferência de imprensa agendada para sexta feira, na sede da Área Metropolitana do Porto (AMP), onde vão estar presentes os oito presidentes de Câmara dos municípios que integram a LIPOR.