Última hora

PCP da Póvoa de Varzim reúne com Associações

20 Outubro 2020
PCP da Póvoa de Varzim reúne com Associações
Política
0

A Comissão Política Concelhia da Póvoa de Varzim do PCP reuniu, nos últimos dias, com a Associação da Banda Musical da Póvoa de Varzim e o Centro de Cultura e Desporto JuveNorte, no sentido de conhecer melhor a sua actividade, problemas e anseios.
“Estas reuniões, enquadradas num conjunto de encontros que a Comissão Concelhia tem realizado com várias instituições do concelho, permitem ao PCP ter um conhecimento melhor da cultura e desporto no concelho, mas também sobre a participação popular no movimento associativo poveiro”, manifesta o PCP da Póvoa de Varzim em comunicado.
“A Associação da Banda Musical da Póvoa de Varzim tem uma Banda Filarmónica e uma escola de música. Esta escola tem mais de 30 alunos e atualmente está a funcionar cumprindo todas as medidas sanitárias. A Banda suspendeu há 7 meses os ensaios e as atuações devido à pandemia. Tem cerca de 70 elementos, com uma média de idades de 24 anos e, pela sua reconhecida qualidade, é convidada para cerca de 30 festividades por ano, entre as mais conceituadas. Têm como projectos a curto prazo a gravação de um CD e a realização de concertos com bandas de música rock, tendo já recebido alguns convites. No futuro, pensam que o crescimento e o desenvolvimento da Banda pode passar por uma maior municipalização, a exemplo do que já existe noutros países”, salienta o PCP da Póvoa de Varzim em comunicado.
“Já no encontro com a JuveNorte, foram transmitidas ao PCP as dificuldades com que se depara esta associação. No quadro da situação epidémica que o país atravessa, os problemas não se diferenciam muito do quadro de dificuldades de muitas outras associações: dificuldades nos gastos de gestão, menor participação, etc. Mas a JuveNorte atravessa hoje dificuldades que nada têm a ver com a situação actual, mas sim pela forma como a Câmara Municipal trata de forma diferenciada esta associação. O facto de Aires Pereira/PSD se demarcarem e desresponsabilizarem pela forma como distribuem os dinheiros públicos ao movimento associativo, nomeadamente pela não entrega das verbas que deveriam ser entregues no âmbito das celebrações de S. Pedro a esta associação, quando esta em nada pôs em causa o que estaria combinado entre as restantes associações – antes pelo contrário, exerceu um direito, afirmando que a cultura tem sempre formas criativas de apresentação – mostra a prepotência de como o Executivo trata o movimento associativo poveiro”, destaca o mesmo comunicado do PCP da Póvoa de Varzim.
“Outra questão discriminatória é a forma como a JuveNorte fora afastada do campeonato de futebol Inter Freguesias, o que leva à redução da prática desportiva de dezenas de jovens nesta associação e zona da cidade, prejudicando, também, toda a sua actividade”, pode ler-se, ainda, no comunicado do PCP da Póvoa de Varzim.
A Comissão Política Concelhia da Póvoa de Varzim do PCP “apela ao Executivo Aires Pereira/PSD uma postura de equilíbrio e convergência entre o movimento associativo, em que não prejudique nenhuma associação, pelo contrário, que leve a um caminho de aproximação popular ao movimento associativo poveiro”, finaliza o comunicado da Comissão Política Concelhia da Póvoa de Varzim do PCP.