Última hora

Músico vilacondense Paulo Praça convida José Cid e Fausto Bordalo Dias para o disco-livro “Onde”

13 Outubro 2020
Músico vilacondense Paulo Praça convida José Cid e Fausto Bordalo Dias para o disco-livro “Onde”
Cultura
0

Paulo Praça, que integrou bandas como Plaza, Turbo Junkie ou o projeto Amália Hoje, editou um disco-livro, intitulado “Onde”, no qual canta poemas de, entre outros, Valter Hugo Mãe, José Régio ou Jorge Cruz, e que inclui colaborações com José Cid e Fausto Bordalo Dias.
O disco, dedicado a Vila do Conde, de onde é natural, foi apresentado a 17 de setembro no aniversário do escritor José Régio, também nascido na cidade nortenha.
Com produção de Eurico Amorim e Paulo Praça, o livro conta com um ensaio fotográfico de Cesário Alves. A partir do disco-livro, nasceu também um vídeo-disco com realização de Paulo Pinto.
“Se o Paulo canta Vila do Conde canta-nos. Estamos incluídos como por natureza irmã, somos uma refração desse caleidoscópio significado”, escreve Valter Hugo Mãe na introdução da obra.
“Estou, como o Paulo Praça, sempre em Vila do Conde, porque não há como entender de outro modo essa inscrição da cidade em nossa existência. Ela é o padrão de todas as cidades. É o ponto de partida e significa o regresso. Quando penso na despida palavra “Onde”, algo me impele ao nome da rima, artimanha lúdica com que até a língua se quis comprometer”, disse Valter Hugo Mãe.
A obra foi divulgada em Vila do Conde, na Casa Museu de José Régio, no dia em que se assinalaram os 120 anos do nascimento deste escritor natural da cidade nortenha, que tem os seus textos incluídos em cinco das 15 músicas do álbum.
Cheiro do Ar; Romance de Vila do Conde; À Beira-Mar; Amor num Acordeão; Vila do Conde; Jogo de Espelhos; A Minha Terra; Portugal Sacro-Profano, Vila do Conde; Vila do Conde Espraiada; Vila do Conde, Vila do Conde; Senhor Sebastião; Canção da Rendilheira; Saudades de Aqui; Cântico Negro; O Terço para Rezar são os temas que compõem o disco-livro de Paulo Praça “Onde”.