Última hora

Câmara da Póvoa de Varzim encerra cemitérios municipais entre 31 de outubro e 1 novembro

12 Outubro 2020
Câmara da Póvoa de Varzim encerra cemitérios municipais entre 31 de outubro e 1 novembro
Local
0

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim informou esta sexta feira, 9 de outubro, que os cemitérios municipais do concelho vão estar encerrados entre 31 de outubro e 1 novembro para evitar novos focos de propagação da Covid-19.
Num despacho assinado pelo presidente da autarquia poveira, Aires Pereira, é explicado que a decisão de encerrar os recintos no tradicional Dia dos Fiéis Defuntos, e na sua véspera, decorre “da situação epidemiológica atual que torna imperiosas medidas de caráter temporário e excecionais”.
“Com essa medida, em vez da habitual romagem, que geraria aglomerações altamente suscetíveis de potenciar focos de propagação da pandemia, devem as famílias programar as visitas aos cemitérios de forma que se respeite as diretrizes da Direção-Geral da Saúde”, pode ler-se no despacho da autarquia poveira.
No mesmo texto, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim vincou que a iniciativa foi tomada depois de ter sido auscultada a Autoridade de Saúde local.
Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde, desde o início da pandemia, o concelho da Póvoa de Varzim registou 656 casos de Covid-19.
Portugal contabiliza esta segunda feira mais 14 mortes relacionadas com a Covid-19 e 1.249 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Desde o início da pandemia, Portugal já registou 2.094 mortes e 87.913 casos de infeção, estando ativos 32.321 casos, mais 924 do que no domingo.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que das 14 mortes registadas, oito ocorreram na região Norte e seis em Lisboa e Vale do Tejo.
Relativamente aos internamentos hospitalares, o boletim revela que nas últimas 24 horas há mais 34 pessoas internadas totalizando 877, das quais 128 em cuidados intensivos (mais quatro em relação a domingo).
A Covid-19 já fez pelo menos 1.077.849 mortes no mundo desde que foi registado o primeiro caso da doença no final de dezembro de 2019.
Mais de 37.575.650 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia, dos quais pelo menos 25.963.400 foram considerados curados.