Última hora

Comunidade piscatória de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim com seis infetados com Covid-19

9 Setembro 2020
Comunidade piscatória de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim com seis infetados com Covid-19
Local
0

Seis pessoas ligadas à comunidade piscatória de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim continuam infetadas com Covid-19, informou ontem a Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM).
Em comunicado, a associação refere que três são pescadores e outros três trabalham em atividades do setor, mas em terra. Há ainda 17 pescadores que estão submetidos a regime confinamento por terem tido contacto com pessoas infetadas.
Neste mais recente balanço, a APMSHM já não menciona que haja embarcações paradas, devido a falta de elementos para as operar, algo que se verificou nas últimas semanas, quando cinco barcos foram forçados a interromper a atividade.
A APMSHM garantiu que tem “sensibilizado os pescadores para que adotem comportamentos de prevenção no contágio e medidas que possam evitar os surtos na comunidade”, lembrando que muitos deles “têm realizados testes à Covid-19 a expensas próprias para detetar, o mais rápido possível, casos de infeção e intervir”.
A Associação considera que “estão a ser cumpridas as recomendações”, dando conta de um “decréscimo de infetados de trabalhadores no setor”, que em agosto chegou a contabilizar 10 pescadores que testaram positivo ao novo coronavírus e 90 a cumprir isolamento profilático.
A APMSHM garante continuar “a acompanhar a situação em cooperação com a Secretaria de Estado da Saúde”.
Segundo dados de 7 de setembro, o concelho de Vila do Conde tem 173 casos ativos de Covid-19 e o município vizinho da Póvoa de Varzim contabiliza 152.
Desde o início da pandemia, Vila do Conde registou um total de 775 infetados e a Póvoa de Varzim 476.
Portugal registou hoje o maior aumento do número de novos casos diários da Covid-19 desde 20 de abril, dia em que foram notificadas 646 novas infeções pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.
Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais três mortes relacionadas com a Covid-19 e 646 novos casos de infeção, num total de 61.541 casos desde o início da pandemia.