Última hora

ARS-N anuncia 3 novas Unidades de Cuidados Continuados e Vila do Conde integra a lista

18 Setembro 2020
ARS-N anuncia 3 novas Unidades de Cuidados Continuados e Vila do Conde integra a lista
Local
0

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) anunciou a instalação de três novas Unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, que acrescentam 84 camas nas valências de Convalescença, Média Duração e Reabilitação e Longa Duração e Manutenção.
“As respostas decorrem da entrada em funcionamento daquelas unidades no Hospital Senhor do Bonfim, do Grupo Trofa Saúde, em Vila do Conde, e duas na Gaiarts – Hospital Privado de Gaia, bem como do alargamento da capacidade instalada na Santa Casa da Misericórdia de Guimarães e no Centro Social da Paróquia de Santa Eulália de Nespereira”, diz a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) em comunicado.
Tal permite que a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) e o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, disponibilize “mais 23 camas de Convalescença, 28 de Média Duração e Reabilitação e 33 de Longa Duração e Manutenção”.
Tudo somado, passam a estar disponíveis um total de 283 camas de Convalescença, 931 camas de Média Duração e Reabilitação, 1.683 camas de Longa Duração e Manutenção e 1.546 lugares de Equipas de Cuidados Continuados Integrados.
Acrescem a estes números 17 camas de Cuidados Pediátricos Integrados e 20 lugares de Ambulatório Pediátrico, enquanto para a Saúde Mental estão contabilizados 55 lugares em Unidade Socio-Ocupacional.
Nesta vertente, somam-se ainda oito visitas por dia em Equipa de Apoio Domiciliário, 14 lugares de Residência Autónoma, 24 lugares de Residência de Apoio Total, sete lugares em Residência de Treino de Autonomia tipo A – Infância e Adolescência e 10 lugares Unidade Socio-Ocupacional infância e adolescência.
“A capacidade total instalada é, agora, de 4.598 – camas e acompanhamentos no domicílio -, a que corresponde um encargo financeiro do Estado, anual, da ordem de 58 milhões de euros”, conclui a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).