Última hora

Rio Ave Futebol Clube empata com o Santa Clara e bate o seu recorde de pontuação na I Liga

21 Julho 2020
Rio Ave Futebol Clube empata com o Santa Clara e bate o seu recorde de pontuação na I Liga
Desporto
0

O Rio Ave empatou este sábado 2-2 em casa com o Santa Clara, no jogo inaugural da 33.ª e penúltima jornada, e bateu o recorde pontual no seu histórico de participações na I Liga de futebol.
O iraniano Mehdi Taremi, aos 23 minutos e aos 81, de grande penalidade, ‘bisou’ para a equipa da casa, enquanto Zé Manuel, aos 45, e Fábio Cardoso, aos 69, marcaram os golos dos visitantes, que se mantêm no 10.º lugar do campeonato, com 42 pontos.
Com o empate, o Rio Ave, em sexto lugar da tabela classificativa, passa a somar 52 pontos, superando por um ponto o anterior recorde de pontuação do clube de Vila do Conde na I Liga, estabelecido em 2017/18.
“Sinal menos para a nossa entrada. Estivemos muito expetantes. Após o golo do Rio Ave, começámos a ser agressivos e a pressionar. Começámos a ter as nossas situações para chegar ao intervalo com o empate.
Na segunda parte entrámos bem, criámos situações. O Rio Ave quis assumir o jogo, pressionámos, criámos situações e ficámos na frente do marcador. Podíamos ter resolvido o jogo pelo Santana. Depois aconteceu o penálti.
Qualquer equipa podia ter vencido, mas acabou 2-2. Ficámos com aquele sabor agridoce por termos estado em vantagem. Este ponto permitiu-nos igualar a prestação da época anterior, mas queremos superá-la. Temos um jogo para o fazer e vamos tentar superar o registo pontual do clube e a melhor classificação possível”, salientou João Henriques, treinador do Santa Clara.
“Quero dar os parabéns principalmente aos meus jogadores e ao Rio Ave. Conseguimos um feito inédito nos 81 anos do clube em 26 edições da Liga: alcançámos o maior número de pontos. Estamos a fazer uma época marcante na história do clube. Queria dar os parabéns aos meus jogadores, presidente, administração, staff e a toda a gente. É um feito espetacular.
Quando cheguei, disse aos jogadores que gostava que fizessem as melhores épocas da carreira a nível individual. Apresentamos um futebol positivo e conseguimos estes pontos com um jogo por disputar.
Creio que o Santa Clara esperava que jogássemos com três atrás, preparou a pressão nesse sistema. O nosso carácter camaleónico, que faz parte da nossa matriz, jogámos com uma linha de quatro e retirámos capacidade de pressão ao Rio Ave. Tivemos mais oportunidades e podíamos ter chegado ao 2-0. O Santa Clara, com alguma felicidade, marcou em cima do intervalo.
A intenção foi igual na segunda parte, aumentámos a circulação, mas não conseguimos marcar. Numa situação pontual, ficámos a perder quando podíamos estar a ganhar. Apostámos tudo, chegámos ao 2-2 e merecíamos ter saído com a vitória. Fomos penalizados pela falta de eficácia”, destacou Carlos Carvalhal, treinador do Rio Ave.
Na próxima jornada, o Santa Clara recebe nos Açores o Vitória de Guimarães, sexta feira, 24 de julho, pelas 19 horas. O Rio Ave desloca-se ao Estádio do Bessa, para defrontar o Boavista, sábado, 25 de julho, também às 19 horas.