Última hora

Comércio Local, Cabeleireiros e Similares reabrem a 4 de maio e Restaurantes e Cafés a 18 de maio

30 Abril 2020
Comércio Local, Cabeleireiros e Similares reabrem a 4 de maio e Restaurantes e Cafés a 18 de maio
País
0

O Comércio Local, Cabeleireiros, Manicures e Similares, Livrarias e Comércio Automóvel retomam atividade na segunda feira e os restaurantes e cafés em 18 de maio, de acordo com o Plano de Desconfinamento do Governo, hoje divulgado.
A partir de segunda feira, 4 de maio, o Comércio Local, que inclui lojas com porta aberta para a rua até 200 metros quadrados, Cabeleireiros, Manicures e Similares, Livrarias e Comércio Automóvel, independentemente da área, podem retomar a atividade.
A partir de 18 de maio será a vez das lojas com porta aberta para a rua até 400 metros quadrados ou partes de lojas até 400 metros quadrados (ou maiores por decisão da autarquia), bem como os restaurantes, cafés e pastelarias/esplanadas, refere o Plano de Desconfinamento, que hoje foi apresentado pelo primeiro-ministro, António Costa, em conferência de imprensa.
Em 1 de junho, é a vez das lojas com área superior a 400 metros quadrados ou inseridas em Centros Comerciais retomarem a sua atividade.
O Governo impõe condições para a abertura do Comércio e Restauração, no âmbito da mitigação à propagação da pandemia de Covid-19.
Nas lojas, é obrigatório o uso de máscara. O seu funcionamento será a partir das 10:00 “para as lojas que reabrem”, refere o Plano de Desconfinamento.
No segmento de Cabeleireiros e Similares, o atendimento é feito “por marcação e condições específicas”.
Já no caso dos Restaurantes, o limite da lotação é de 50%, com “funcionamento até às 23:00” e com condições específicas.
Portugal regista hoje 989 mortos associados à Covid-19, mais 16 que na quarta feira, e 25.045 infetados, mais 540 que ontem. Do total das pessoas infetadas, a grande maioria está a recuperar em casa, totalizando 21.569, mais 487 que quarta feira. Os dados indicam que 968 pessoas estão internadas, menos 12 que ontem, 172 das quais em Unidades de Cuidados Intensivos, mais três que quarta feira. O número de doentes recuperados aumentou para 1.519, mais 49 que ontem.