Última hora

Hospital da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde preparado para receber doentes com Covid-19

26 Março 2020
Hospital da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde preparado para receber doentes com Covid-19
Local
0

O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, um dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde, passa a partir desta quinta feira a receber e a tratar doentes da sua área de referência com suspeita ou confirmação do novo coronavírus (Covid-19).
De acordo com fonte hospitalar, “passamos a ter uma pré-triagem e espaços separados Covid-19 e não Covid-19”.
Desta forma, o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde entra na fase de mitigação anunciada pela Direção-Geral da Saúde, que teve início às zero horas de 26 de março.
Durante a fase de mitigação, “as cadeias de transmissão do Covid-19 já se encontram estabelecidas em Portugal, tratando-se de uma situação de epidemia/pandemia activa”. As medidas de contenção passam a ser insuficientes e “a resposta é focada na mitigação dos efeitos do Covid-19 e na diminuição da sua propagação, de forma a minimizar a mortalidade – a relação entre o número mortes provocadas pela doença, num determinado local e período de tempo – e/ou até o surgimento de uma vacina ou novo tratamento eficaz”.
Isso implica, segundo o plano da Direção-Geral da Saúde, que todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde sejam chamados a dar resposta, que os hospitais do sector privado e social sejam envolvidos na fase de diagnóstico e na gestão de casos, que o isolamento de doentes possa ser feito em casa e que o uso de máscara possa ser recomendado para pessoas com “susceptibilidade acrescida” em contextos de grandes aglomerados ou nos serviços de saúde.
A partir da meia-noite desta quinta feira, os hospitais e centros de saúde ter-se-ão que adaptar a novas regras para dar resposta à fase actual da doença em Portugal.
Portugal encontra-se em Estado de Emergência desde as 00:00 de quinta feira, 19 de março, até às 23:59 de 2 de abril.
Em Estado de Emergência, siga as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS). Seja um Agente de Saúde Pública. Proteja-se a si. E aos outros. Fique em casa. Por si. Pelos seus. Por todos. Por Portugal.