Última hora

Filho acusado de matar a mãe à facada na Póvoa de Varzim começou a ser julgado em Matosinhos

3 Março 2020
Filho acusado de matar a mãe à facada na Póvoa de Varzim começou a ser julgado em Matosinhos
Local
0

O Tribunal de Matosinhos começou a julgar um filho acusado de matar a mãe à facada, em junho de 2019, na Póvoa de Varzim, quando se encontrava alcoolizado e num quadro de conflitos sucessivos.
Fonte do Tribunal de Matosinhos disse que o julgamento prossegue em 9 de março com a continuação de inquirição de testemunhas e, eventualmente, alegações finais.
O homem, de 45 anos e em prisão preventiva, está acusado de homicídio qualificado, de violência doméstica e de ameaça, ambos agravados.
Em 9 de janeiro deste ano, a Procuradoria-Geral Distrital do Porto publicou na sua página da internet um resumo do despacho de acusação do Ministério Público (MP) junto do Departamento de Investigação e Ação Penal da Póvoa de Varzim.
“Depois de ter ingerido bebidas alcoólicas em grande quantidade, o arguido suscitou novo conflito com a mãe”, à data do crime com 79 anos, “agredindo-a na testa e nas costas, acabando por golpeá-la sete vezes com uma faca de cozinha”, conta o Ministério Público (MP).
O arguido vivia com a mãe, “uma mulher doente que apresentava várias limitações ao nível da mobilidade e destreza física”, e “à custa” dos rendimentos da vítima, “por nunca se ter encontrado em situação de emprego que lhe garantisse a sua própria subsistência”.
Apesar de depender economicamente da mãe, a acusação frisa que “o arguido mantinha com ela relação de forte conflitualidade, que se acicatava quando o instava a que fosse trabalhar e a que não chegasse a casa alcoolizado, como costumava”.
Os episódios de conflitualidade, registados “pelo menos desde 2016”, culminaram em 17 de junho de 2019, com o homicídio da mãe.