Última hora

Festival Internacional de Cinema Curtas de Vila do Conde adiado de julho para outubro de 2020

31 Março 2020
Festival Internacional de Cinema Curtas de Vila do Conde adiado de julho para outubro de 2020
Cultura
0

O Festival Internacional de Cinema Curtas de Vila do Conde, que estava marcado para julho, foi adiado para outubro, por causa da pandemia da doença Covid-19, anunciou a organização.
A 28.ª edição deste festival dedicado à curta-metragem estava prevista para as datas de 11 a 19 de julho, sendo adiada para os dias 3 a 11 de outubro, com garantia de manutenção de “todas as parcerias institucionais e privadas”.
“A incerteza sobre a situação em Portugal e na Europa, nos próximos meses, fez com que a organização do festival decidisse desde já pelo seu adiamento”, refere a organização em comunicado.
Nas últimas semanas outros festivais de cinema anunciaram alterações nas edições previstas para este ano, por causa das medidas restritivas para conter a pandemia daquela doença, dos quais foram casos o Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin), que deveria acontecer em abril, em Lisboa, e o Festival de Animação de Lisboa – Monstra, a cumprir duas décadas, que estava marcado para este mês.
Em abril também deveriam começar a 13.ª Festa do Cinema Italiano, em várias cidades, e o 17.º IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema.
Todos estes festivais foram adiados, sem terem sido reveladas ainda novas datas.
Portugal tem 7443 casos confirmados e 160 mortes provocados por Covid-19. Até esta terça feira foram registadas 160 mortes causadas por Covid-19 (mais 20 do que na segunda feira) e um total de 7443 pessoas infectadas em Portugal (mais 1035 do que na segunda feira). Os números foram divulgados no boletim epidemiológico da Direcção-Geral da Saúde (DGS), que atualiza os dados diariamente. A taxa de crescimento de casos de infecção de segunda para terça feira foi de 16%.
Há 627 pessoas internadas e 188 nos cuidados intensivos (mais 24 do que na segunda feira). Há ainda 4610 pessoas a aguardar resultados laboratoriais. A maioria das vítimas mortais (84%) tem mais de 80 anos.
Portugal encontra-se em Estado de Emergência desde as 00:00 de quinta feira, 19 de março, até às 23:59 de 2 de abril.