Última hora

Caso de coronavírus confirmado em Vila do Conde

13 Março 2020
Caso de coronavírus confirmado em Vila do Conde
Local
0

O primeiro caso de coronavírus foi detetado esta quarta feira em Vila do Conde.
A Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde encerrou temporariamente o serviço de atendimento permanente, depois da passagem de doente infectado por coronavírus pelas instalações, por indicação da delegação de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.
“Por indicação da Delegação de Saúde do ACES Póvoa de Varzim/Vila do Conde o serviço de Atendimento Permanente estará encerrado até novas orientações”, tornou público, em comunicado, a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde.
O encerramento do atendimento permanente da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde deve-se à confirmação de um caso de infeção por coronavírus de um doente que foi atendido neste serviço, agora encerrado até novas indicações das autoridades competentes.
A Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde garante estar a adotar todas as medidas de contenção recomendadas e tornou público, no mesmo comunicado, que “A Instituição está a adotar todas as medidas de conteção recomendadas, pelo que o período de encerramento dependerá das orientações da autoridade competente”.
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou hoje o número de infetados, que registou o maior aumento num dia (19), ao passar de 59 para 78, dos quais 69 estão internados.
O boletim divulgado hoje assinala também que há 133 casos a aguardar resultado laboratorial e 4.923 contactos em vigilância, mais 1.857 do que na quarta feira.
O primeiro-ministro, António Costa, numa declaração ao país, anunciou hoje que as escolas de todos os graus de ensino vão suspender todas as atividades letivas presenciais a partir de segunda feira, devido ao surto de coronavírus.
António Costa falou na hipótese de os alunos poderem continuar a aprender à distância durante o período de isolamento.
No que diz respeito aos pais que tenham de ficar com os filhos em casa, António Costa explicou que será criado “um mecanismo especial que assegure remuneração parcial em conjunto com as entidades patronais de forma a minorar o impacto negativo no rendimento das famílias”.
António Costa revelou também que os apoios aos familiares que estão com alguém de quarentena e as baixas médicas serão “extensíveis aos trabalhadores independentes, a recibos verdes”.
As discotecas vão ser encerradas. Os restaurantes e centros comerciais terão limitações de acesso e de ocupação, bem como as visitas a lares de idosos.