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Projeto Hórus quer reduzir uso de papel no Hospital da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde

4 Fevereiro 2020
Projeto Hórus quer reduzir uso de papel no Hospital da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde
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O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde aderiu, em maio de 2019, a um projeto de transição digital chamado Projeto Hórus. A ideia é ir reduzindo o papel rumo a uma unidade de saúde cada vez mais informatizada.
Desde lá até janeiro deste ano o impacto tem sido notório em várias vertentes, conforme indica o hospital em comunicado. Uma delas é no reencaminhamento dos doentes não urgentes, através da partilha de agendas eletrónicas entre os Centros de Saúde e o Serviço de Urgência.
“Em maio de 2019, o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde (CHPVVC) e a sua Comissão Local de Informatização Clínica (CLIC) deram início a um processo que entronca no objetivo mais lato de transformação digital na área da saúde, com a implementação da iniciativa nacional do SNS Sem Papel.
Sob a designação de “Projeto Hórus”, esta iniciativa macro alinha a desmaterialização associada à certificação HIMMS com a paralela implementação do Regulamento Geral de Proteção de Dados.
A prática quotidiana do CHPVVC – com o impulso da CLIC – tem passado por um paradigma de mudança com a revisão de fluxos, reestruturação ou consignação de novos procedimentos e implementação de decisões que, em maior ou menor escala, estão a mudar os circuitos que rececionam o utente / cidadão”, tornou público, em comunicado, o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.
“Retirada de todas as impressoras locais em todos os gabinetes afetos à atividade clínica e não-clínica, implementando 27 impressoras centralizadas e com “impressão segura” em todo o hospital, incluindo marca d’água; Criação de um Espaço Cidadão para promover a literacia digital em saúde dos utentes/cidadãos; Desmaterialização de 133 processos clínico-administrativos e administrativos; Disponibilização de novo portal externo em harmonia e semelhante ao Portal do SNS para melhor experiência e utilização dos utentes; Disponibilização de um portal interno – o #SIGAME – para o utente, com todo agendamento individualizado e preparações para exames e impressão de declarações; Não circulação de qualquer processo clínico físico em todo o Centro Hospitalar (os processos permanecem sempre no arquivo); Implementação de um Arquivo Digital, no Arquivo, para documentos anteriores necessários à tomada de decisão clínica; Implementação de um sistema automático de notificações de consultas e Meios Complementares de Diagnóstico (com respetiva preparação do exame), sem intervenção do utilizador, com envio de convocatória por email ou SMS; a impressão de carta apenas ocorre se o utente não possuir e-mail ou telemóvel; Redução do envio de cartas convocatórias para apenas 30/dia; Envio de informação anonimizada para os Tribunais; Revisão de todas as agendas do CHPVVC, no sentido de garantir transparência e não existência de utentes marcados para o mesmo gabinete/médico/hora); Resposta a todas as reclamações dos utentes com recurso a assinatura via chave móvel digital (para alertar os cidadãos para esta nova forma de identificação); Desmaterialização de todo o processo relativo à codificação clínica (codificação de todos os processos em 15 dias após alta do episódio); Implementação do princípio do “clean desk” no final do dia de trabalho; Integração total dos pedidos de exames ao exterior com principais fornecedores de Meios Complementares de Diagnóstico (desmaterialização do circuito de pedidos e resultados e integração das datas de marcação no exterior no sistema de notificação dos utentes do CHPVVC, agendamento centralizado); Apresentação de relatórios semanais aos responsáveis de serviço com a apresentação; Utilização exclusiva do e-mail institucional para comunicação interna; Inquéritos de satisfação enviados aos utentes por e-mail” são algumas das medidas que o Projeto Hórus implementou, entre maio de 2019 e janeiro de 2020, no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.