Última hora

André Sousa vê Itália como “principal opositor” da Seleção Nacional de Futsal na Ronda de Elite

22 Janeiro 2020
André Sousa vê Itália como “principal opositor” da Seleção Nacional de Futsal na Ronda de Elite
Desporto
0

O guarda-redes André Sousa admitiu que a Itália é o “principal opositor” de Portugal no Grupo A da Ronda de Elite para o Mundial2020 de futsal, a disputar na Póvoa de Varzim.
“É claro que, olhando para o grupo, teremos a Itália como principal opositor, mas há dois jogos difíceis por disputar e para vencer antes [com Bielorrússia e Finlândia]. Penso que as equipas estão cada vez mais competitivas, organizadas e evoluídas”, afirmou o guardião.
No segundo dia do estágio, que decorre em Rio Maior, o guarda-redes considerou que o facto de Portugal ser, entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro, o anfitrião do grupo joga a favor da seleção das ‘quinas’, mas que mesmo assim será uma qualificação muito ‘dura’.
“Prevejo três jogos muito difíceis. Para já, vamos focar-nos no jogo com a Bielorrússia. Depois teremos a Finlândia. Queremos vencer estes dois jogos para irmos disputar o apuramento com a Itália”, acrescentou.
A seleção portuguesa, quarta do ‘ranking’ mundial, começa por defrontar a Bielorrússia (18.ª), em 30 de janeiro, seguindo-se a Finlândia (23.ª), em 31 de janeiro, e, finalmente, a Itália (oitava), em 2 de fevereiro.
“Claro que pensamos que esse será o jogo decisivo, até porque o ‘ranking’ mostra isso, mas relembro que teremos de estar ao nosso nível para vencermos os dois primeiros jogos. O historial mostra-nos as dificuldades que temos tido para vencer a Itália, mas Portugal tem evoluído e demonstrado outra consistência”, justificou o guarda-redes.
André Sousa lembrou a importante conquista do título de campeão europeu em 2018, e que o Mundial também é uma meta e um sonho de muitos.
“Há muitos jogadores nesta equipa que estiveram no Europeu e só lhes falta o Mundial nos seus currículos. É um objetivo de muitos, para sonharmos com isso é preciso lá estarmos. Vamos ter que passar esta qualificação difícil que temos pela frente”, sublinhou.
No estágio em Rio Maior, a decorrer desde segunda feira e até sexta feira e que precede a concentração no domingo na Póvoa de Varzim, o selecionador Jorge Braz chamou os guarda-redes dos Sub-21, Leandro Costa de manhã e Bernardo Paço durante a tarde, devido à ausência de Edu, ainda em compromissos na liga espanhola.
Da Europa apuram-se para o Mundial da Lituânia, entre setembro e outubro deste ano, os primeiros classificados dos quatro grupos da Ronda de Elite, e os vencedores dos ‘play-offs’ a disputar entre os quatro segundos classificados.
Portugal procura a sua sexta participação consecutiva num Mundial, depois das presenças em 2000 (Guatemala), 2004 (Taiwan), Brasil (2008), Tailândia (2012) e Colômbia (2016), esta última com o melhor resultado, no quarto lugar.