Última hora

Câmara Municipal de Vila do Conde implementa sistema de transferência de resíduos recicláveis

19 Dezembro 2019
Câmara Municipal de Vila do Conde implementa sistema de transferência de resíduos recicláveis
Local
0

O concelho de Vila do Conde, no distrito do Porto, vai ter, pela primeira vez, um sistema de transferência de resíduos recicláveis, provenientes da recolha seletiva de plástico, metal, papel e vidro, informou a Câmara Municipal local.
O equipamento, que está em fase de instalação, integrado na empreitada de requalificação do Ecocentro Municipal, situado na Zona Industrial da Varziela, na freguesia de Árvore, vai ser, segundo a autarquia, “fundamental no suporte à prossecução de projetos de recolha seletiva porta-a-porta, residencial e comercial, e de resíduos sólidos urbanos”.
“Para além da redução dos custos, ambientais e económicos, associados ao transporte de resíduos para as instalações da LIPOR, o novo sistema possibilita o alargamento dos serviços de recolha, residenciais e não, viabilizado pelo redireccionamento da utilização das viaturas e dos recursos humanos”, explicou a Câmara Municipal de Vila do Conde, em comunicado.
A Câmara Municipal de Vila do Conde espera que com esta inovação “se incremente os resultados positivos já obtidos de separação de resíduos para reciclagem, permitindo a maior recuperação de material reciclável e a diminuição de resíduos indiferenciados”.
“Estes investimentos aumentam a proximidade dos serviços à população, comparando com os sistemas tradicionais de recolha, com as correspondentes vantagens sociais, económicas e ambientais”, vincou a nota da Câmara Municipal de Vila do Conde.