Última hora

Português Fernando Santos eleito melhor selecionador de futebol do mundo em 2019

27 Novembro 2019
Português Fernando Santos eleito melhor selecionador de futebol do mundo em 2019
Desporto
0

A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) anunciou, esta terça-feira, que Fernando Santos foi eleito o melhor selecionador do mundo em 2019.
O treinador português Fernando Santos foi ontem eleito como melhor selecionador do mundo do ano 2019 pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, depois de, em 2016, já ter conquistado este galardão.
No comando técnico da Seleção Portuguesa de Futebol, Fernando Santos conquistou em 2019 a Liga das Nações da UEFA e, não obstante a concorrência do brasileiro Tite e do espanhol Roberto Martinez, selecionadores do Brasil e da Bélgica, respetivamente, foi o mais votado por especialistas do futebol e por jornalistas de 90 países de todos os continentes do mundo.
Fernando Santos recebeu 112 pontos, mais 10 do que Tite, mais 15 do que Roberto Martinez e mais 25 do que o vencedor do ano passado, o selecionador francês Didier Deschamps.
Com esta distinção, o selecionador nacional, Fernando Santos, passa a ser, a par do alemão Joachim Low, o segundo selecionador no ‘ranking’ do prémio com dois troféus, só atrás do antigo selecionador espanhol, Vicente Del Bosque, que venceu por quatro vezes o prémio desde 1996.
Jorge Jesus passou a figurar no sétimo lugar do ranking de treinadores de 2019 elaborado pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol. Numa eleição realizada entre 90 jornalistas e peritos, o treinador português, que venceu a Libertadores e o Brasileirão, somou dez pontos, mais do que Diego Simeone (At. Madrid), Massimiliano Allegri (ex-Juventus), Ernesto Valverde (Barcelona), Unai Emery (Arsenal), Thomas Tuchel (PSG). Jurgen Klopp foi considerado o Melhor Treinador de 2019 por ter levado o Liverpool ao triunfo na Champions League.
José Mourinho é o recordista desta distinção da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, com quatro: 2004 (FC Porto), 2005 (Chelsea), 2010 (Inter) e 2012 (Real Madrid).