Última hora

Câmara de Famalicão arranca com construção de via ciclo-pedonal até à Póvoa de Varzim

23 Julho 2019
Câmara de Famalicão arranca com construção de via ciclo-pedonal até à Póvoa de Varzim
País
0

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão arrancou com a construção da via ciclo-pedonal até à Póvoa de Varzim, com o objetivo de “impulsionar novas mentalidades e novos comportamentos” através do uso de meios de mobilidade suaves.
“A importância desta obra vai muito além da sua natureza material, porque vai criar boas condições de mobilidade através de meios de transporte suave para a população das diversas freguesias de Famalicão e Póvoa que são atravessadas pelo trajeto. Acredito que esta é daquelas infraestruturas capazes de impulsionar novas mentalidades e novos comportamentos”, disse Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
A obra, que terá um custo de 1.994.842,42 euros e um prazo de execução de um ano, vai aproveitar a plataforma da antiga linha do caminho-de-ferro, entre Vila Nova de Famalicão e Póvoa de Varzim, tendo como objetivo “requalificar e revitalizar o percurso com 10 quilómetros de extensão de forma a dotá-lo de vida e de utilidade própria, potenciando-se a sua utilização como infraestrutura de mobilidade através da utilização de meios suaves de transporte”.
No final, quando os dois municípios acabarem a parte da via que lhe cabe, a via ciclo-pedonal terá cerca de 30 quilómetros de extensão, sendo que a empreitada do lado da Póvoa de Varzim teve início em fevereiro de 2019, com um prazo de execução de 14 meses e um valor total de investimento de 2.375.891Eur, com IVA incluído.
Com as verbas aprovadas no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), assinado entre a autarquia e o Programa Operacional Norte 2020, o município de Vila Nova de Famalicão tem também tem garantido um co-financiamento FEDER.
A empreitada passa por implementar naquela antiga plataforma ferroviária uma “via dedicada à circulação pedonal e ciclável, funcionando como canal de ligação entre os núcleos urbanos” adjacentes e o centro da cidade.
“Esta via será posteriormente complementada com uma rede de ciclovias urbanas que vão ser criadas em Vila Nova de Famalicão no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, cuja candidatura a fundos comunitários está aprovada”, destacou Paulo Cunha.