Última hora

Mar Seguro da Marinha Portuguesa e da Autoridade Marítima passou por Vila do Conde

25 Junho 2019
Mar Seguro da Marinha Portuguesa e da Autoridade Marítima passou por Vila do Conde
Local
0

O Comandante José Manuel Marques Coelho, capitão das capitanias dos portos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, coordenou, durante a manhã do passado sábado, um simulacro de salvamento marítimo junto à Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes, nas Caxinas, em Vila do Conde, junto ao porto de pesca da Póvoa de Varzim, um local considerado de risco para as embarcações, particularmente em situações meteorológicas adversas.
A iniciativa Mar Seguro, apoiada pela Marinha Portuguesa e pela Autoridade Marítima Nacional, tem por missão alertar e sensibilizar as comunidades piscatórias para uma cultura de segurança, respeitando regras básicas inerentes a quem anda no mar e a quem utiliza a orla costeira.
A iniciativa também não esquece os pescadores lúdicos, os que fazem do mar o seu local de trabalho e todos os que usam o oceano para atividades de lazer.
Cada ação da iniciativa Mar Seguro, que vai percorrer em toda a costa portuguesa, desenvolve-se em três áreas: debates temáticos orientados para os homens do mar, embora de participação e presença aberta a todos, exercícios, demonstrações e batismos de mar e festa popular, com a presença do cantor Toy.
Os temas em debate são segurança e salvamento em arribas, importância da sinalização de alerta para galgamentos, mecanismos de alerta de socorro das embarcações, e conselhos práticos de segurança.
A ação de sensibilização da Marinha Portuguesa e da Autoridade Marítima Nacional envolveu meios da Autoridade Marítima Local, dos Bombeiros, da Proteção Civil, das Forças e Serviços de Segurança, tendo sido demonstrados os vários procedimentos para uma resposta a um cenário de acidente na barra do porto de pesca da Póvoa de Varzim.
Em paralelo com o simulacro da Marinha Portuguesa e da Autoridade Marítima Nacional decorreu a iniciativa Mar Seguro, em frente à igreja de Nosso Senhor dos Navegantes, que contou com a presença das entidades intervenientes no simulacro de sensibilização e contou com a animação do cantor português Toy.