Última hora

Agência da Curta Metragem de Vila do Conde dá “Carta Branca aos Realizadores Portugueses”

11 Abril 2019
Agência da Curta Metragem de Vila do Conde dá “Carta Branca aos Realizadores Portugueses”
Cultura
0

Um conjunto de realizadores portugueses vai “revisitar” o cinema nacional através da escolha de curtas-metragens que vão ser exibidas em 21 festivais no âmbito dos 20 anos da Agência da Curta Metragem de Vila do Conde.
Em comunicado, a Agência da Curta Metragem de Vila do Conde indicou que o projeto “Carta Branca aos Realizadores Portugueses” vai percorrer diversos festivais de cinema durante um ano, com início no domingo, no Festival Luso Brasileiro de Santa Maria da Feira.
A iniciativa vai ser uma “mostra de cinema português de processo invertido convocando as pessoas que pensam cinema na sua origem – os criadores – para se colocarem no papel do programador e fazer uma revisitação ao cinema nacional numa sessão de curtas-metragens”.
A nomeação de cada personalidade fica a cargo do festival anfitrião, onde o cineasta é convidado a apresentar “um cinema português crítico e inventivo”, narrado pelo próprio, havendo espaço para a reflexão sobre “as mudanças significativas que foram operadas no cinema português no novo século, no seu perfil percebido em Portugal e além-fronteiras, a diversidade de abordagens e percursos seguidos pelos criadores nacionais, relações e cumplicidades”.
No Festival Luso Brasileiro de Santa Maria da Feira vai marcar presença o realizador Rodrigo Areias, seguindo-se o FEST, em Espinho, com Gonçalo Almeida, o Curtas de Vila do Conde, com João Nicolau, o Filmes do Homem, com Eduardo Brito, o Motelx, com João Pedro Rodrigues, o Queer Lisboa e Porto, com Cláudia Varejão, o Close-Up, com Pedro Serrazina e o DocLisboa, com Mariana Gaivão.
Também envolvidos no projeto estão o Vista Curta, com realizador ainda a definir, o Temps d’Image, com Paulo Furtado, o Inshadow, com Rui Xavier, o Cinanima, que vai contar com Vasco Sá e David Doutell, os Caminhos do Cinema Português, onde vai estar João Salaviza, e o Porto/Post/Doc, que vai acolher Mónica Santos e Alice Guimarães.
Já o Monstra vai receber José Miguel Ribeiro e o Cortex Patrick Mendes, enquanto o IndieLisboa vai contar com Gabriel Abrantes, os Encontros de Viana com Manuel Mozos, o Fantasporto com José Magro e o Leiria Film Festival com Edgar Pêra.
Este projeto, levado a cabo pela Agência da Curta Metragem de Vila do Conde com a parceria dos festivais intervenientes e a colaboração dos cineastas que aderiram ao desafio, conta com o apoio financeiro do Instituto de Cinema e Audiovisual.
Esta celebração vai contar, ainda, com a edição de um livro sobre o cinema português do século XXI, coordenado e editado por Daniel Ribas e Paulo Cunha. O livro, cujo lançamento está programado para outubro, vai contar com textos de Augusto Seabra, Haden Guest, Adrian Martin, Leo Goldsmith, Roger Koza, Carmen Gray, Cíntia Gil, Iván Villarmea, Tiago Baptista, Pascale Cassagnau, Olivier Cotte e Martin Pawley.