Última hora

Primeiro carimbo institucional dos Caminhos de Santiago lançado em Viana do Castelo

27 Março 2019
Primeiro carimbo institucional dos Caminhos de Santiago lançado em Viana do Castelo
Local
0

A vereadora da Cultura da Câmara de Viana do Castelo apresentou o primeiro carimbo institucional dedicado aos Caminhos de Santiago da Costa e carimbou as primeiras 180 credenciais de peregrinos daquele percurso religioso até à capital da Galiza.
“Que eu tenha conhecimento, é o primeiro carimbo institucional criado por um município situado no Caminho de Santiago da Costa para registar a passagem dos peregrinos por Viana do Castelo, levando a marca do concelho pelo mundo fora”, disse Maria José Guerreiro.
O distrito de Viana do Castelo é atravessado por duas rotas seculares do Caminho Português de Santiago, na Galiza, uma pelo interior e outra junto à orla marítima.
“Há vários carimbos que os peregrinos podem recolher nos cafés por onde passam, nos albergues onde pernoitam, entre muitos outros serviços que encontram pelo caminho, mas este é o primeiro institucional, especificamente criado para atestar a passagem pelo concelho”, referiu a vereadora da Cultura.
Viana do Castelo integra a candidatura Valorização dos Caminhos de Santiago – Caminho Português da Costa, que reúne ainda os municípios do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença.
O carimbo apresentado reproduz a fachada do Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa, instalado no Hospital Velho, imóvel do século XV que chegou a ser albergue de peregrinos, a concha e a cruz de Santiago.
As primeiras 180 credenciais carimbadas com aquele selo pertencem a jovens estudantes de hoteleira portugueses e espanhóis que até 2021 vão ainda percorrer mais duas etapas daquele percurso.
Atualmente, os Caminhos de Santiago, que constituem um percurso religioso até Santiago de Compostela, na Galiza, estão classificados como Património da Humanidade pela UNESCO em Espanha e França, detendo em Portugal apenas o estatuto de Itinerário Cultural Europeu.