Última hora

Póvoa de Varzim quer integrar Eixo Atlântico Noroeste Peninsular e Vila Conde saiu em janeiro

13 Março 2019
Póvoa de Varzim quer integrar Eixo Atlântico Noroeste Peninsular e Vila Conde saiu em janeiro
Política
0

A Póvoa de Varzim quer integrar o Eixo Atlântico, organização que agrega vários municípios galegos e portugueses, tendo já iniciado conversações com aquele organismo que em janeiro viu sair o município vizinho de Vila do Conde.
“Depois de participarmos numa reunião que houve em Pontevedra colocou-se a possibilidade de o município da Póvoa de Varzim vir a ser membro do Eixo Atlântico. Estamos a trabalhar nesse sentido e depois naturalmente que se abrem um conjunto de oportunidades”, afirmou o presidente da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.
O autarca explicou que esta integração faz sentido no âmbito da consolidação da mensagem do município cuja ligação à Galiza está presente em várias áreas.
“Eu acho que nós, Póvoa de Varzim, já fazíamos parte do Eixo Atlântico sem sermos membros de pleno direito. A Póvoa tem relações muito grandes com o Norte, fundamentalmente com a Galiza”, sublinhou acrescentando que muito da estratégia turística do concelho é orientada para o norte de Espanha.
“Na altura das festas de São Pedro mandamos à Galiza embaixadas nossas para fazerem a divulgação e convidarem as pessoas, e na semana santa também temos aqui muita gente da Corunha”, concluiu.
Acresce a questão da ligação ferroviária até à Corunha há muito reclamada para a qual o município espera contribuir. Aires Pereira lembra que é para o norte de Espanha para onde é escoada parte da produção de hortícolas do concelho.
“Não vamos à espera que o Eixo Atlântico nos dê nada, vamos à procura de pudermos fazer a divulgação da Póvoa de Varzim. De pudermos ter acesso aos projetos e dessa forma também darmos o nosso contributo”, afirmou Aires Pereira.
Neste momento, o processo de integração está ainda numa fase inicial, estando o município em reuniões preliminares com o Eixo Atlântico.
O Eixo Atlântico perdeu, contudo, no início do ano, o município de Vila do Conde cuja saída foi aprovada, por maioria, em reunião de Câmara de 20 de dezembro de 2018.
“Confirmamos que a Câmara Municipal de Vila do Conde deixou de integrar a entidade Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, com efeitos jurídicos a partir de 01 de janeiro de 2019”.
A autarquia justifica a decisão com base nos resultados obtidos com a integração no Eixo Atlântico, que “em termos de desenvolvimento local e regional, não corresponderam às expectativas esperadas”.
Acresce ainda que, defende a Câmara Municipal de Vila do Conde que “se tem verificado um desfasamento e um alinhamento deficiente entre os objetivos do Município de Vila do Conde e os que são preconizados pelo Eixo Atlântico”.
A decisão foi comunicada ao Eixo Atlântico, na pessoa do secretário-geral, Xoan Mao, através de ofício enviado a 7 de janeiro.
De acordo com a página oficial do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular compõem aquele organismo 36 cidades, entre eles 18 municípios portugueses.