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Linha Vermelha do Metro do Porto cresceu mais de 8% em 2018 também graças a Vila do Conde

22 Janeiro 2019
Linha Vermelha do Metro do Porto cresceu mais de 8% em 2018 também graças a Vila do Conde
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O Metro do Porto transportou 62,6 milhões de passageiros em 2018, o que representa um novo máximo histórico para a empresa e um crescimento de 3,4% face a 2017.
Em comunicado, a empresa revela que estes resultados colocam a procura global do Metro do Porto acima dos 60 milhões pelo 2.º ano consecutivo, colocando o seu “desempenho acima do que foi previsto nos estudos iniciais de procura (que apontavam para uma velocidade de cruzeiro com 60 milhões de utilizadores)”.
Desde 2016, acrescenta a Metro do Porto, o sistema conquistou cinco milhões de novos clientes.
Em 2018, e segundo a empresa, “mais de 62 milhões e 647 mil pessoas utilizaram o Metro (…), superando em mais de dois milhões o valor de 2017 (60,6 milhões de utilizadores)”. Outubro foi o melhor mês, com mais de 6,1 milhões de passageiros, enquanto agosto foi o que registou menor afluência, com 4,3 milhões de clientes, sendo que, “em média anual, a procura em dia útil situou-se perto dos 207 mil”, refere.
No ano passado, e à semelhança dos anos anteriores, as linhas com maior procura foram o tronco comum Senhora da Hora – Estádio do Dragão, que contabilizou mais de 33 milhões de clientes (53% do total), e a Linha Amarela, com quase 19 milhões (30% da procura global).
Já as linhas Azul, Laranja, Verde, Vermelha e Violeta “têm cotas que oscilam entre os 5% e os 2% do total”.
Quanto à Linha Vermelha, que liga o Porto à Póvoa de Varzim e que conta, desde julho de 2017, com a Estação Vila do Conde Fashion Outlet – Modivas, cresceu mais de 8%, sendo que aquela estação, a mais recente na rede, “movimentou ao longo do ano passado mais de 400 mil clientes”.
A Estação da Trindade, a única servida por todas as linhas, é aquela que “sistematicamente acolhe o maior número de clientes, cerca de 12 milhões/ano”.
De acordo com a Metro do Porto, o aumento do número de clientes na rede “tem sido uma constante desde o início da sua exploração comercial, em 2003. À exceção de 2012, todos os exercícios registaram ganhos de procura face aos anteriores, numa tendência de conquista de mercado que se acentuou nos últimos três anos”.
“No conjunto de 2016, 2017 e 2018”, sublinha a empresa, “o Metro cresceu quase cinco milhões de clientes, passando de 57,7 milhões para os mais recentes 62,6 milhões”.
A Metro do Porto tem atualmente em curso dois projetos de expansão da rede, que passam pela construção, entre 2020 e 2023, da nova Linha Rosa, que vai ligar a Casa da Música a São Bento, e pelo prolongamento da Linha Amarela, até Vila D’Este, em Vila Nova de Gaia.
“Ao todo, trata-se de disponibilizar mais seis quilómetros e sete novas estações, a partir do reforço da frota de material circulante com 18 novas composições”, lê-se no comunicado da Metro do Porto.
O Governo de Portugal aprovou recentemente uma dotação de 620 milhões de Euros para a expansão de três novas linhas da Metro do Porto, a construir entre 2020 e 2030.