Última hora

Fecho da BriCor do El Corte Inglés em Vila do Conde afeta 41 trabalhadores

2 Janeiro 2019
Fecho da BriCor do El Corte Inglés em Vila do Conde afeta 41 trabalhadores
Economia
0

O grupo El Corte Inglés vai encerrar no final de janeiro de 2019 a BriCor de Vila do Conde, a única loja de bricolage que a empresa espanhola detém em Portugal.
A decisão afeta 41 trabalhadores e “deve-se ao facto de a empresa ter optado por uma presença mais urbana, e por deixar a operação em Portugal”, justificou o grupo El Corte Inglés. O encerramento da unidade, que abriu há cerca de 7 anos em Vila do Conde, vai acontecer a 31 de janeiro.
Quando questionada sobre se em cima da mesa poderia estar uma eventual venda do espaço onde se localiza a loja, o grupo El Corte Inglés diz que “o espaço onde o BriCor estava instalado não é propriedade da BriCor.”
Localizado junto ao Vila do Conde Porto Fashion Outlet, o espaço com uma área de 12 mil metros quadrados era a única BriCor que o grupo El Corte Inglés detinha em Portugal.
O projeto, que nasceu há cerca de 7 anos, implicou um investimento do grupo El Corte Inglés de 15 milhões de euros, tendo sido criados 130 postos de trabalho. Agora, 7 anos depois, o encerramento põe em causa 41 postos de trabalho, segundo fonte oficial do El Corte Inglés.
A decisão surge no âmbito do reposicionamento do El Corte Inglés, com foco numa presença mais urbana, tendo optado por retirar a operação em Portugal. No mercado nacional, além da loja em Vila do Conde, a BriCor tinha ainda desde 2013 um espaço no El Corte Inglés de Gaia-Porto, tendo aberto em abril do ano passado uma área no El Corte Inglés de Lisboa.
“Os espaços da BriCor nos armazéns El Corte Inglés vão ser reconvertidos em departamentos de bricolage, à semelhança do que antes acontecia”, explica o grupo El Corte Inglés.
O grupo queria em dez anos abrir entre 7 a 10 lojas BriCor em Portugal, segundo adiantou na altura um responsável pela insígnia em Portugal, mas volvidos cerca de 7 anos opta por deixar a operação em território português.
O grupo El Corte Inglés estreou-se na frente internacional em 2001, com a inauguração de um armazém em Lisboa, seguindo-se outro, em Vila Nova de Gaia, cinco anos depois, tendo ainda aberto cerca de uma dezena de supermercados da marca SuperCor pelo território português.