Última hora

Shari Arison é a mulher que gere o Grupo Miya que detém a Indaqua

19 Outubro 2018
Shari Arison é a mulher que gere o Grupo Miya que detém a Indaqua
Economia
0

Shari Arison nasceu em Nova Iorque, mora em Telavive, tem negócios em todo o mundo e é a mulher mais rica de Israel, com uma fortuna calculada pela Forbes em 5,5 biliões de dólares. Em 2018 ocupa o 3.º lugar de pessoa mais rica de Israel, atrás de Stef Wertheimer, com 5,8 biliões de dólares, e de Eyal Ofer, com 9,2 biliões de dólares.
A israelo-americana é conhecida no mundo dos negócios por tentar aliar os seus valores espirituais aos investimentos que faz e salienta que as empresas têm um papel importante para mudar o mundo.
Shari Arison investiu em Portugal, onde comprou a Indaqua, através do Grupo Miya, empresa que gere o fornecimento de água em oito concelhos do Norte do país.
Shari Arison, de 61 anos de idade, tem quatro filhos, é filha de Ted Arison, fundador do Grupo Carnival Cruise Lines, uma das maiores empresas de cruzeiros do mundo, que fez as manchetes de muitos jornais pelos piores motivos em 2012, altura em que o Costa Concordia encalhou ao largo da ilha italiana de Giglio e é daí que provém grande parte da sua riqueza. A empresária lidera o Arison Group, composto pelo Arison Investimentos e pela Fundação Familiar de Ted Arison. O primeiro braço do grupo é de investimento, detendo empresas em várias áreas, como a Miya, cujo objectivo é optimizar o fornecimento de água nos sistemas urbanos, o banco israelita Hapoalim, a empresa Shikun & Binui, que atua na área do imobiliário, e a Salt of the Earth, que se dedica à extração de sal. A Fundação Ted Arison tem vários projectos na área da educação, da promoção do bem-estar, da saúde e da investigação.
O Grupo Miya, fundado em 2008, comprou os 50,06% da Indaqua à Mota-Engil, por 60 milhões de euros, em 2016. A empresa alemã Talanx é a outra acionista da Indaqua, que adquiriu os 49,94% à Soares da Costa, em 2015.
O Grupo Miya faz o aprovisionamento de água em Angola, nas Bahamas, no Brasil, em Espanha, na Flórida, na Jamaica, nas Filipinas, na Holanda, no Luxemburgo, em Portugal e na Tanzânia.
A Indaqua é a empresa de gestão de fornecimento de água em Fafe, Santo Tirso, Trofa, Feira, Matosinhos, Vila do Conde e Oliveira de Azeméis. A Indaqua iniciou a atividade em Portugal em 1996, serve hoje uma população com mais de 600 mil habitantes, tem relações comerciais com mais de 200 mil clientes e uma equipa com mais de 400 colaboradores, detendo aproximadamente 30% do mercado privado de abastecimento de águas ao domicílio em Portugal.
“Um dos meus valores é a abundância. É olhar para o mundo como abundante em vez de nos focarmos na escassez. Se nos focarmos no que temos em vez daquilo que não temos, crescemos. Em muitas cidades do mundo a água potável é desperdiçada. Em qualquer lugar, entre 30% e 70% da água está a ser desaproveitada. Então o que fazemos é poupar água estudando o sistema, investindo em tecnologia e em novas ideias para sermos mais eficientes. É isso que fazemos na Miya”, explicou Shari Arison à Forbes.
Shari Arison alistou-se aquando jovem nas forças armadas israelitas, frequentou a Universidade de Dade, em Miami, não tendo chegado a graduar-se, escreve o International Business Times, mas recebeu um doutoramento honoris causa em 2013 da George Mason University, na Virgínia, nos Estados Unidos da América e é autora de 3 livros.