Última hora

Marinha recolhe bóia de emergência da embarcação Mestre Silva e continua buscas

17 Outubro 2018
Marinha recolhe bóia de emergência da embarcação Mestre Silva e continua buscas
Local
0

A Marinha Portuguesa anunciou ter recolhido a bóia transmissora do sinal de emergência da embarcação Mestre Silva, naufragada na passada segunda feira, 15 de outubro, ao largo de Esmoriz, em Espinho.
O alerta do naufrágio da embarcação Mestre Silva chegou pelas 9 horas da manhã da passada segunda feira, lançado pela boia EPIRB, Emergency Position Indicating Rádio Beacons, quando a mesma se encontrava a cerca de 10 milhas, perto de 19 quilómetros, ao largo de Esmoriz.
Num ponto de situação sobre as operações de busca pelos três pescadores desaparecidos, a Autoridade Marítima Nacional divulgou que a bóia transmissora do sinal de emergência “foi detetada pela aeronave P-3C Orion da Força Aérea Portuguesa e recolhida pela corveta da Marinha”.
Apesar dos meios envolvidos nas buscas, os três náufragos continuam por localizar.
A Marinha prevê continuar com a operação de busca e salvamento, envolvendo a corveta Jacinto Cândido, uma embarcação da Polícia Marítima de Leixões, uma embarcação da Capitania de Aveiro, uma embarcação da Estação Salva-Vidas do Douro e uma aeronave da Força Aérea.
A embarcação Mestre Silva, com cerca de 12 metros, registada na Póvoa de Varzim, mas que operava normalmente a partir do porto de Matosinhos, naufragou na manhã da passada segunda feira a cerca de dez milhas, cerca de 19 quilómetros, ao largo de Esmoriz, em Espinho, distrito de Aveiro, com cinco tripulantes a bordo.
Apenas um pescador foi resgatado com vida, o mestre da embarcação, natural de Vila do Conde, que teve de receber assistência no hospital de Santa Maria da Feira. Há uma vítima mortal confirmada, um pescador da Póvoa de Varzim, enquanto três elementos estão dados como desaparecidos, um pescador de Vila do Conde, de 64 anos, e dois indonésios, de 26 e 33 anos.