Última hora

Igreja de Retorta de Vila do Conde alvo de recuperação

6 Abril 2018
Igreja de Retorta de Vila do Conde alvo de recuperação
Cultura
0

A comunidade paroquial da freguesia de Retorta reuniu-se para conhecer a proposta do projeto arquitetónico de recuperação e salvaguarda da antiga Igreja desta localidade de Vila do Conde, elaborado gratuitamente pelos arquitetos João Costa e João Edmundo.
A Igreja de Retorta é um monumento marcante para a memória coletiva, pois foi lá que aconteceram marcos importantes da vida dos habitantes desta freguesia de Vila do Conde.
A Igreja de Retorta é o primeiro cartão-de-visita e a primeira impressão para quem chega àquela freguesia de Vila do Conde, mas, com o passar dos anos, tem-se vindo a degradar, estando agora sujeita às intempéries, bem como ao vandalismo.
A recuperação da Igreja de Retorta é um projeto que envolve a renovação da igreja e todo o seu espaço envolvente, para que todos os que a visitam possam usufruir e pretende, ainda, contemplar a realização de atividades religiosas e culturais.
Este foi um desafio lançado aos habitantes da freguesia de Retorta, mas também a toda a comunidade vilacondense, no apoio às atividades a dinamizar para angariação de fundos, iniciado com o grupo de jovens da paróquia “Sementes de Esperança”, com a coleta que efetuou com o cantar das janeiras.
Desde o primeiro momento, a Câmara Municipal de Vila do Conde e a União de Freguesias de Retorta e Tougues e a Comissão Fabriqueira acompanharam e motivaram para urgência de travar a contínua degradação da Igreja.