Última hora

Mar bravo fecha barras de Vila do Conde e Póvoa de Varzim

15 Fevereiro 2018
Mar bravo fecha barras de Vila do Conde e Póvoa de Varzim
Local
0

Seis barras do continente estão hoje fechadas a toda a navegação, de acordo com a Marinha Portuguesa, e outras quatro estão condicionadas, devido à agitação marítima.
As barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde e Ericeira estão hoje fechadas a toda a navegação, segundo a Marinha Portuguesa.
As barras de Viana do Castelo, Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas apenas a embarcações com comprimento inferior a 12, 15 e 35 metros, respetivamente. A barra de São Martinho do Porto está condicionada devido a assoreamento, devendo a barra ser praticada apenas na preia-mar.
O agravamento do estado do mar levou a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha Portuguesa a reforçarem a recomendação, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar para o regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução.
À população em geral que frequente as zonas costeiras, as autoridades aconselham que se abstenham da prática de passeios junto à costa e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima.
Isaac Braga, vice-presidente d’ Os Delfins, Associação de Nadadores Salvadores de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, salienta que “o mar não tira férias” e aconselha a população a ter especial atenção ao mar nestas alturas.
Segundo a Autoridade Marítima Nacional, a situação vai ser revista e atualizada a 16 de fevereiro.