Última hora

Fora do Mundo

7 Fevereiro 2018
Fora do Mundo
Cultura
0

“Que outro livro atual percorre, com tamanha destreza e picardia, os meandros da nossa cultura geral?”, perguntou o poeta Manuel António Pina na apresentação do livro Fora do Mundo, de Pedro Mexia.
E se os blogues são, hoje em dia, as antenas do mundo, este livro de quase trezentas páginas percorre, com tamanha destreza e picardia, os meandros da nossa cultura geral. Branca de Neve, Winona Rider, Red Hot Chili Peppers, a esquerda e a direita, as Pessoas Esteticamente Alternativas, Conrad, Pedro Abrunhosa, net-dates, a FNAC, Mel Gibson, Tarantino, os monárquicos, George Clooney, Nietzche, Kafka, o 25 de Abril, Manoel de Oliveira, os irmãos Marx, Godard, Bush, Karl Marx, os intelectuais e os artistas, Monica Lewinski, o sindicato dos jornalistas, os Óscares, Nelson Rodrigues, a Sic Mulher, Daniel Day Lewis, Naomi Wats, o Cinebolso, Philip Roth, Pedro Almodovar, António Variações, pedofilia, Nicole Kidman, O Padrinho, Lenine, Musil, videoclips, Agustina, Lloyd Cole, John Cale, O Dia dos Namorados, o Bloco, o Dia da Disfunção Sexual, Marisa Cruz, David Beckam, Fellini, Roland Barthes, Kuduro, a Biblioteca Nacional, Clint Eastwood, Janet Jackson, Rui Reininho, Pavese, Dostoievski, a Praia dos Tomates, Henry Miller e Deus são alguns de muitos mais temas incontornáveis, no livro extravagante e ultramundano de Pedro Mexia.
Pedro Mexia é poeta, crítico literário e um dos primeiros bloguistas portugueses. Fora do Mundo reúne uma escolha de textos publicados em dois blogues, A Coluna Infame e Dicionário do Diabo.
Pedro Mexia nasceu em 1972 na cidade de Lisboa. Após ter concluído os estudos secundários, ingressou no curso de Direito da Universidade Católica Portuguesa, que completou com sucesso, e prosseguiu para a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde fez o mestrado em Estudos Americanos.
Pedro Mexia passou, depois, a colaborar com publicações como o Diário de Notícias, na qualidade de crítico literário, e a escrever artigos para a revista Grande Reportagem, vendida em conjunto com jornais como o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias e é considerado um dos mais influentes pensadores portugueses dos dias de hoje.