Última hora

“Noturno” de Julio vai integrar exposição em Madrid

17 Janeiro 2018
“Noturno” de Julio vai integrar exposição em Madrid
Cultura
0

A obra “Noturno”, um óleo sobre cartão, da autoria de Julio / Saúl Dias, de 1929, pertencente à coleção de pintura da Câmara Municipal de Vila do Conde, vai para Madrid, com o objetivo de integrar a exposição “Pessoa, Toda a arte é uma forma de literatura” que vai estar patente no Museu Nacional – Centro de Arte Reina Sofia, entre os dias 7 de fevereiro a 7 de maio.
A presença desta obra na exposição acontece na sequência de um pedido de empréstimo da direção do Museu Reina Sofia, uma das maiores referências europeias de arte moderna e contemporânea.
A par desta obra do artista vilacondense, vão estar mais 56 da Fundação Calouste Gulbenkian, entre as quais “O burguês e a menina” ou “Tarde de festa”, também de Julio, “Retrato de Fernando Pessoa”, de Almada Negreiros ou “A Russa e o Fígaro”, de Amadeo Souza-Cardoso, o que atesta Julio como um dos maiores nomes do modernismo português.
O título da exposição “Pessoa. Toda a arte é uma forma de literatura” é tomado de Álvaro de Campos, um dos heterónimos de Fernando Pessoa, publicado na revista de arte e literatura portuguesa “presença”, da qual José Régio foi um dos principais fundadores, cujos 90 anos se celebraram em 2017, estando patente uma exposição dedicada à temática no Centro de Memória | Galeria Julio, em Vila do Conde.
A obra “Noturno” vai estar exposta em Madrid quando perfaz precisamente 50 anos sobre a sua aquisição.
Na sequência de uma exposição de Julio / Saúl Dias realizada nos Paços do Concelho, a Câmara de Vila do Conde viria a adquirir esta obra ao artista após deliberação camarária de 23 de janeiro de 1968.