Última hora

Cada vez mais nascem menos bebés prematuros em Vila do Conde e na Póvoa de Varzim

17 Novembro 2017
Cada vez mais nascem menos bebés prematuros em Vila do Conde e na Póvoa de Varzim
Local
0

O Dia Mundial da Prematuridade celebra-se a 17 de novembro. Esta data, também conhecida como o Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade, foi criada em 2009, sendo seguida em países como o Canadá, EUA, Austrália e Portugal. Hoje em dia, esta data é celebrada em mais de 50 países, com o intuito de se lembrar o prematuro e de se pensar em estratégias para diminuir a taxa de prematuridade.
Em Portugal, os hospitais realizam ações destinadas aos pais e aos profissionais da saúde, neste Dia Mundial da Prematuridade. As associações organizam encontros de pais e crianças prematuras, incentivando o convívio e o contacto entre as pessoas.
Todos os anos, em todo o mundo, nascem cerca de 15 milhões de bebés prematuros, o equivalente a mais de um bebé em dez. Cerca de 10% dos bebés portugueses nascem antes do tempo. Segundo a Sociedade Portuguesa de Pediatria, as crianças que nascem antes das 28 semanas de gravidez têm uma sobrevivência de 70%. Já as que nascem antes das 30 semanas têm uma taxa de sobrevivência de 80%. As crianças sobreviventes têm tendência a sofrer de paralisia cerebral, problemas visuais ou problemas auditivos.
A gravidez completa dura entre 37 e 42 semanas e considera-se prematuridade sempre que o bebé nasce antes das 37 semanas de gestação. Bebé prematuro é, em rigor, aquele que nasce antes das 37 semanas de gestação. Em Portugal, todos os dias, as mães dão à luz 17 crianças prematuras, cerca de 8% do total. Já a nível do planeta, a taxa é mais alta, com 11% de partos antes de tempo.
No Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, a média de nascimentos prematuros dos últimos sete anos ronda os 4.8%. Em 2016 houve 45 casos, 5.07%.