Última hora

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos também vai passar por Vila do Conde

17 Novembro 2017
Semana Europeia da Prevenção de Resíduos também vai passar por Vila do Conde
Cultura
0

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR) vai decorrer em Portugal, de 18 a 26 de novembro, este ano sob o tema “Reutilização e Recuperação: dá-lhe uma nova vida!”.
A Câmara Municipal de Vila do Conde associou-se à iniciativa, através da realização de diversas atividades onde se incluem exposições, jogos e o relançamento do concurso RE_VER_SE EM VILA DO CONDE, dirigido às Escolas Ensino Básico e Secundárias do Concelho.
A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos tem como objetivo aumentar a consciência dos cidadãos sobre a eficiência dos recursos e da economia circular e pretende promover a mudança de comportamento relativamente aos padrões de consumo, reparação e reutilização de produtos e prevenção, redução, separação e reciclagem de resíduos.
A Prevenção, que ocupa o lugar de topo na hierarquia europeia de gestão de resíduos, pode ser definida como o conjunto de medidas tomadas para evitar que uma substância, uma matéria, ou um produto, se torne num resíduo. Tal pode ser conseguido através da redução da quantidade de resíduos produzidos; dos efeitos nocivos dos resíduos ao nível do ambiente e da saúde humana e do teor das substâncias nocivas dos materiais e dos produtos.