Última hora

Prémio Nobel da Literatura Kazuo Ishiguro para ver na Biblioteca de Vila do Conde

30 Novembro 2017
Prémio Nobel da Literatura Kazuo Ishiguro para ver na Biblioteca de Vila do Conde
Cultura
0

A Biblioteca Municipal de Vila do Conde está a organizar um ciclo de exposições de escritores consagrados. Kazuo Ishiguro, Prémio Nobel da Literatura em 2017, e Antoine de Saint-Exupéry são exemplo disso e vão estar em exposição na Biblioteca Municipal de Vila do Conde até ao final do ano.
O romancista Kazuo Ishiguro nasceu em Nagasaki, Japão, mas aos seis anos emigrou com a família para Inglaterra. Os seus pais planeavam voltar ao seu país, mas por diversas circunstâncias foram ficando, e Kazuo Ishiguro cresceu sobre a influência das duas culturas. Na sua adolescência sonhava ser músico, atuando em vários clubes e enviando gravações a várias editoras. Sendo rejeitado por estas, e não tendo futuro com a música, decide dedicar-se à escrita.
Estudou nas universidades de Kent e East Anglia, no curso de escrita criativa que o escritor Malcolm Bradbury estabeleceu e no qual era professor. Kazuo Ishiguro define-se como sendo um escritor que deseja escrever novelas internacionais.
Em 2017 foi laureado com o Prémio Nobel de Literatura, em virtude da grande força emocional presente nos seus romances e assim revelando o abismo sob o nosso ilusório sentido de conexão com o mundo.
A exposição alusiva a Kazuo Ishiguro vai estar disponível até ao final do ano na Biblioteca Municipal de Vila do Conde.