Última hora

O Homem do Coração de Ferro

29 Novembro 2017
O Homem do Coração de Ferro
Cultura
0

O filme O Homem do Coração de Ferro conta a história de uma das figuras mais perigosas do regime Nazi e de todos os corajosos homens e mulheres da Resistência que tentaram derrubá-lo.
O “idealizador do mal”, “o demónio louro” ou o “planeador do Holocausto” eram nomes que as pessoas davam a Reinhard Heydrich, que era conhecido por ser extremamente frio.
Reinhard Heydrich foi o segundo comandante das SS e uma figura emblemática do nazismo e na Segunda Guerra Mundial.
Reinhard Tristan Eugen Heydrich nasceu no dia 7 de março de 1904, em Halle Saale, cidade da Alemanha.
Reinhard Heydrich cultivou desde a sua infância um antissemitismo atroz, o que fez com que se alistasse, em 1917, na Deutschvölkischer Schutz-und Trutzbund, uma organização antissemita, além de se ter unido às Freikorps. Heydrich entrou na Marinha da República de Weimar em 1922, e lá conheceu Lina von Osten, com quem namorou e se casou anos depois, apesar de sempre ter tido relações com outras mulheres, uma delas com ligações aos altos comandos da Marinha, o que fez com que fosse expulso, em 1931.
A ascensão meteórica de Reinhard Heydrich, até se tornar um dos principais líderes do regime Nazi, foi tão furiosa e implacável quanto os horrores que infligiu aos povos europeus antes e durante a Segunda Guerra Mundial.
Iniciado na ideologia Nazi pela sua esposa, Lina – uma aristocrata que o acompanhou durante a ascensão ao poder, Heydrich foi o principal arquiteto da “Solução Final” ou “Holocausto”. Contudo, um pequeno grupo da Resistência Checa, treinado pelos Britânicos e dirigido por membros exilados do governo checoslovaco, procurava parar o imparável.
Alemanha, 1942. O poder do III Reich está no auge. Josef Gabcík e Jan Kubiš, dois pára-quedistas checos treinados pela resistência inglesa, são enviados a Praga para executar uma missão ultra-secreta: assassinar Reinhard Heydrich, chefe dos Serviços Secretos das SS e da Gestapo, a quem Hitler chamava “O Homem do Coração de Ferro”. Heydrich foi um dos ideólogos da chamada Solução Final, um plano de aniquilação total do povo judeu na Europa, formalizado na Conferência de Wannsee, em Berlim, a 20 de Janeiro de 1942. Embora com muitas dificuldades, a missão de Gabcík e Kubiš acabou por ser bem-sucedida. Porém, a morte do oficial causou terríveis danos colaterais, com milhares de pessoas a serem enviadas para os campos da morte devido a represálias dos nazis.
O Homem do Coração de Ferro tem a realização de Cédric Jimenez, e adapta a obra “HHhH”, escrita pelo francês Laurent Binet, que em 2010 lhe valeu o prémio Goncourt para primeiro romance.
No elenco estão os actores Jason Clarke, Rosamund Pike, Jack O’Connell, Jack Reynor e Mia Wasikowska.