Última hora

Feche a Torneira é a nova campanha do Ministério do Ambiente para poupar água

10 Novembro 2017
Feche a Torneira é a nova campanha do Ministério do Ambiente para poupar água
País
0

Feche a Torneira é o apelo principal das mensagens de sensibilização difundidas pelo Ministério do Ambiente, Águas de Portugal, Agência Portuguesa do Ambiente e ERSAR, que tem por objetivo consciencializar todos os portugueses de que um minuto de desperdício de água é o suficiente para garantir as necessidades básicas diárias de um milhão de pessoas.
Portugal está a viver um momento de seca severa e extrema, em cerca de 90% do seu território, situação que levou à ativação de um conjunto de medidas previstas no Plano de Prevenção, Monitorização e Contingência para Situações de Seca, aprovado pela Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca, criada em junho.
Em comunicado, o Ministério do Ambiente revela que “um minuto de torneira aberta representa cerca de 12 litros de água e se cada português mantiver a torneira aberta desnecessariamente, durante um minuto, representa um desperdício de 120 milhões de litros de água que garantem as necessidades básicas diárias de 1 milhão de pessoas”.
“Um duche de 15 minutos, com a torneira meia aberta, consome cerca de 240 litros. Se fechar a torneira enquanto se ensaboa e diminuir o tempo do duche para 5 minutos, reduzirá o consumo para 80 litros. Um chuveiro com sistema redutor de caudal pode economizar 80%”, defende o Ministério do Ambiente.
“Uma torneira a pingar de 5 em 5 segundos, durante 24 horas, pode gastar 30 litros de água por dia, o que corresponde a mais de 10.000 litros de água por ano”, sublinha o Ministério do Ambiente.
“Uma família de três pessoas que adote uma utilização da água mais eficiente consegue gastar pelo menos 300 mil litros de água por ano” acredita o Ministério do Ambiente.
A iniciativa Feche a Torneira criou, também, um microsite microsite que tem toda a informação sobre a seca e os conselhos úteis para utilizar bem a água.