Última hora

Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde promove rastreio da Diabetes

10 Novembro 2017
Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde promove rastreio da Diabetes
Local
0

O Dia Mundial da Diabetes é celebrado na próxima terça feira, dia 14 de novembro, e o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde vai promover rastreios abertos a toda a população, junto às unidades de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, entre as 10 e as 17 horas.
No mesmo dia, às 14h30, na unidade da Póvoa de Varzim, vai ser debatido o tema “Mulheres e Diabetes. O Direito a um Futuro Saudável”, que vai contar com Ana Maria Maia, Médica, Ana Rute Torrão, Nutricionista, Lucinda Maia, Enfermeira, Ana Vicente, Cuidadora, Mariana Melo, pessoa com diabetes, como as palestrantes, e vai ter a moderação do Enfermeiro Amaro Silva.
Com as ações que vai desenvolver no Dia Mundial da Diabetes, o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde pretende chamar a atenção e consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da Diabetes.
Ao contrário da Diabetes Tipo 1, que não pode ser prevenida, a Diabetes Tipo 2 é, em larga medida, evitável. Ao adotar estilos de vida saudável, tal como uma alimentação saudável e a prática de atividade física, podem prevenir-se cerca de 70% dos casos de Diabetes Tipo 2.
O Dia Mundial da Diabetes assinala-se a 14 de novembro, em memória do dia de aniversário de Frederick Banting que,conjuntamente com Charles Best, é responsável pela descoberta da insulina em 1922.
A Câmara Municipal de Vila do Conde associa-se a esta campanha, iluminando de azul a fachada dos Paços de Concelho nas noites de 13 e 14 de novembro, para, simbolicamente, assinalar a data e sensibilizar a população.