Última hora

Barras de Vila do Conde e Póvoa de Varzim fechadas até amanhã

8 Novembro 2017
Barras de Vila do Conde e Póvoa de Varzim fechadas até amanhã
Local
0

Oito distritos de Portugal continental estão desde do início desta quarta feira em aviso amarelo, o menos grave, por causa da ondulação. Esta situação obrigou ao encerramento de cinco barras marítimas, segundo as autoridades.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, estão, desde o início desta manhã, em aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Coimbra, Aveiro, Leiria, Lisboa e Setúbal.
O aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que se prolonga até ao final da madrugada de quinta feira, por volta das 6 horas, deve-se ao facto de estarem previstas ondas de noroeste com quatro a cinco metros.
Segundo a Marinha, a ondulação obrigou ao encerramento das barras dos portos de Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Caminha, Figueira da Foz e Lisboa.
Marques Coelho, Capitão do porto de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, sublinha sempre que “está tudo a postos para dar resposta a qualquer situação que possa surgir, a nível local todos os meios estão disponíveis”, alertando para “uma situação anormal do estado do tempo, por isso, torna-se fundamental que se cumpram as regras e procedimentos de segurança e que, acima de tudo, se evitem os comportamentos de risco”. “A Estação de Salva-Vidas da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, encontra-se de prevenção e pronta para responder a situações que impliquem intervenção em matéria de salvamento marítimo”, salientando, ainda, que “a prevenção é a palavra de ordem em situações adversas como aquela que é esperada para o dia de hoje, uma vez que, é mais fácil prevenir do que reagir”.
As Autoridades recomendam à população que se abstenha da prática de passeios e de desportos nas zonas expostas à agitação marítima, devido à previsão de ondulação forte.
O alerta abrange os Açores, a Madeira e a costa Oeste de Portugal continental e é dirigido a toda a comunidade marítima que se encontra no mar, bem como a toda a população em geral que frequente as zonas junto à faixa litoral.