Última hora

Saiba o que disse Elisa Ferraz aquando empossada Presidente de Vila do Conde

23 Outubro 2017
Saiba o que disse Elisa Ferraz aquando empossada Presidente de Vila do Conde
Política
0

Elisa Ferraz, depois dos habituais agradecimentos, dirigiu-se ao auditório do Teatro Municipal de Vila do Conde, num discurso que durou cerca de 15 minutos.
“Como é sabido, liderei nas últimas eleições autárquicas o Movimento Independente Nau, Elisa Ferraz, Nós Avançamos Unidos, apresentado como alternativa às opções tradicionais, assente em premissas claras, em objetivos sustentados e em princípios e valores fundamentais.
Milhares de Vilacondenses juntaram-se a nós, com entusiasmo, com uma firme esperança, com vontade de expressar os seus direitos cívicos e afirmar, através da sua vontade soberana esta estrutural mudança política que se manifestou de forma inequívoca e com uma força imparável.
A todos, o meu empenhado agradecimento. A todos aqueles que ajudaram a construir este percurso que ficará nos anais da história política e social de Vila do Conde, uma palavra de sentido reconhecimento, a todos, que de qualquer modo contribuíram para o êxito da nossa campanha e para esta grande vitória.
Uma palavra, neste momento, para todos os jovens, que integraram o movimento, que de algum modo se aproximaram da política e que com a sua presença, com a sua juventude e a sua alegria, trouxeram ao movimento um renovado interesse, interesse para eles e interesse para todos nós envolvidos nesta campanha, para vocês NAU Jovem, esta palavra de agradecimento pela vossa colaboração. A todos, muito obrigado, acrescentando que pelo que fizemos e pelo que queremos fazer estamos inteiramente convictos de que merecemos esta oportunidade e a vossa confiança.
Iniciamos um tempo novo, estruturado na indispensável na mudança da forma de fazer política, na qual são fundamentais as condutas baseadas na verdade, na ética, na inclusão e na prática democrática.
Uma grande parte da população do nosso concelho interiorizou a mensagem emitida e detetou a oportunidade de operar essa mudança, acorrendo massivamente às assembleias de voto e corporizando uma escolha política histórica que está bem plasmada na dimensão dos resultados alcançados.
No ato eleitoral do passado dia 1 de outubro, e pela primeira vez em Vila do Conde, uma lista de cidadãos independentes obteve uma vitória nas eleições para a Câmara Municipal, reforçada por uma maioria absoluta.
Com esta decisão soberana dos cidadãos do nosso município, tive a honra de voltar a ser eleita Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde.
A vitória alcançada foi, efectivamente, histórica e extraordinária, com mais de 21 mil votos a escreverem esta mesma história. Estou sensibilizada e muito grata pela vossa decisão e pela vossa manifestação de confiança.
Os vilacondenses manifestaram de forma inequívoca aquilo que pretendiam para a governação dos próximos 4 anos, ou seja, para este mandato que hoje, aqui, se inicia.
Mas quero que hoje, nesta cerimónia solene, fique bem claro que não foi uma vitória contra ninguém e daqui saúdo todas as candidaturas que se apresentaram ao eleitorado, pois é dessa pluralidade que vive a democracia que conquistamos no 25 de abril de 1974.
Tratou-se de um ato eleitoral muito participado, em que os vilacondenses fizeram a sua opção, pela via que entenderam como a mais adequada para a condução dos seus interesses no tempo que se segue. As opções pessoais competem a cada um, num regime em que as escolhas eleitorais se assumem como a essência dessa mesma democracia e, portanto, vamos deixar a democracia funcionar, com todos os contributos de todos aqueles que quiserem vir até nós e enriquecer a prática política, na obrigação de servir que nos escolheu, quem votou em nós, independentemente da candidatura com que nos apresentamos.
Cumprindo a decisão dos vilacondenses, vamos dar início ao nosso mandato e partir para a implementação das ideias que estão consignadas no nosso projeto e que vos foram apresentadas através do nosso manifesto eleitoral. Um projeto de ideias, um projeto inclusivo, com planeamento virado para o futuro.
Compete-nos não defraudar as expetativas que foram criadas. É enorme a responsabilidade que está sobre os nossos ombros, mas iremos executar esse plano ambicioso que projetamos, enquadrando-o nos citados valores e cumprindo os objetivos que tivemos a oportunidade de anunciar publicamente.
Temos de ser e vamos ser absolutamente determinados na governação do Município. Não podemos vacilar e não vacilaremos no caminho que temos para percorrer. Na nossa mente, em cada momento, estará sempre o superior interesse de Vila do Conde e o bem-estar e a vontade dos vilacondenses.
Vamos reverter o poder que nos foi legitimado pelo povo, respeitando e chamando a nós, repito, todos aqueles que connosco quiserem colaborar, e direcionando a nossa conduta para uma intervenção que proporcione o máximo de desenvolvimento, mas também mais igualdade, mais justiça, mais acessibilidade, mais transparência e mais coesão social e territorial.
Temos um projeto ambicioso, vamos levá-lo a cabo, continuando a pugnar pelo desenvolvimento de Vila do Conde, concluindo o que temos em curso e introduzindo novos objetivos e novas fronteiras de intervenção.
Sempre um lema: prometer e cumprir.
Neste enquadramento vamos prosseguir com o trabalho de proximidade.
É frequente que se utilize este termo, trabalho de proximidade, mas é importante que se refira que esta proximidade tem que ver, em 1º lugar, com o apoio às famílias e à população do nosso concelho, intervindo com exigência, com um plano bem determinado, a nível da ação social, a nível da educação, da cultura e do ambiente. Refiro aqui, muito especialmente, a área do ambiente, para abrir um parenteses, para vos dizer o quanto isto é preocupação de qualquer político neste país, quer a nível local, quer a nível nacional, e deixo aqui uma palavra de profundo pesar pelo enorme cataclismo que se abateu sobre o nosso país e este pesar, eu reforço-o, neste momento em que falo sobre a ação do meu mandato no apoio que continuaremos a dar aos nossos bombeiros, agentes de protecção civil e forças de segurança.
Desenhamos dois vectores estratégicos que consideramos fundamentais para a intervenção durante este mandato: melhorias significativas no estudo e numa intervenção global relativamente à rede viária do concelho e também a todos os problemas que têm que ver com o saneamento básico. Temos um projeto delineado e serão estas duas áreas as prioridades deste mandato.
Importante dizer que temos estruturado, definido, com um programa já completamente elaborado, um plano estratégico de desenvolvimento urbano que, prevê a regeneração urbana na sede do concelho, mas também em várias freguesias onde foram implantadas as chamadas áreas de regeneração urbana. Esse programa, que tem a ver com a regeneração urbana, mas também tem que ver com a mobilidade e que encaixa no princípio de intervenção na rede viária e que também tem que ver com a definição que foi feita atempadamente de áreas de população em fase de alguma carência, este programa que tem afeto um valor que tem que ver com Quadros Comunitários, um valor de 11,4 milhões de euros para o nosso concelho, será um programa a cumprir, a executar, já devidamente programado durante este mandato.
Falar em desenvolvimento, é falar em Turismo, é falar no Tecido Empresarial, é falar em Agricultura e Pescas, é falar em tudo aquilo que tem que ver com o desenvolvimento a esse nível do nosso concelho.
Um trabalho que temos em curso, um trabalho no qual continuaremos a investir para que o nosso concelho seja, efectivamente, um concelho que capte Investimento, que capte Turismo porque esse Investimento, esse Turismo, contribuirá com certeza para a criação de emprego e, mais uma vez, para o tal trabalho de proximidade, porque isso vai trazer mais bem-estar, vai trazer mais qualidade para as famílias e para o nosso concelho.
Deixei de ser a candidata e passei a ser a Presidente eleita. Cumpre-me dizer que quero, que faço questão, em ser a Presidente de todos os vilacondenses.
Quero dirigir um forte apelo aos meus concidadãos, afirmando que não dispensamos ninguém nesta missão coletiva e reforçando o que entendo como verdadeiramente inalienável: juntos faremos mais e melhor!
Conto com todos para esta missão coletiva de desenvolver Vila do Conde. Conto com os colaboradores municipais, essenciais no apoio ao trabalho que pretendemos desenvolver. Conto com as nossas Juntas e Uniões de Freguesias e todo o movimento associativo e institucional. Conto com as Paróquias e quaisquer outros movimentos de âmbito religioso do nosso concelho. Conto com todos os parceiros que referia atrás, imprescindíveis, individuais ou coletivos, e imprescindíveis para que consigamos, em conjunto, fazer crescer o nosso concelho. Conto, muito especialmente, com a população de todo o concelho, conto com todos vós, com todos os vilacondenses, que são a razão cimeira da nossa governação e o estímulo diário da nossa ação politica.
Avancemos com força, avancemos com estusiasmo, avancemos com convicção, avancemos todos, verdadeiramente, unidos.
Viva Vila do Conde”.