Última hora

Porto

24 Outubro 2017
Porto
Cultura
0

O filme Porto, realizado por Gabe Klinger, realizador do aclamado documentário Jogo Duplo: James Benning and Richard Linklater, vencedor do Leão para Melhor Documentário no Festival de Veneza de 2013, com produção executiva de Jim Jarmusch e co-produção do português Rodrigo Areias, da produtora Bando À Parte, conta a história de amor entre o americano Jake e a francesa Mati, na cidade Invicta.
Jake, Anton Yelchin e Mati, Lucie Lucas, são dois estrangeiros na cidade do Porto, que deambulam pelas ruas em pontos opostos da sua vida. Numa noite, acabam por se envolver de forma especial para ambos, mas com consequências diferentes para cada um. Juntos passam uma noite única que os marca para sempre. O tempo vai passando, mas o prazer que tiveram nessa noite de paixão perdura como uma lembrança que não se esbate.
Anton Yelchin apresenta um Jake perdido, sozinho, melancólico e triste. O ator perde-se nas ruas do Porto e nas encruzilhadas de si mesmo, deambulando na sua própria amargura.
Já Lucie Lucas, uma jovem ferida e igualmente melancólica, mas apaixonante e apaixonada, é absolutamente encantadora enquanto Mati.
Jake e Mati vagueiam pelas ruas do Porto, apaixonando-se um pelo outro e ambos pela cidade. Conversam na confeitaria Cunha, passeiam à margem do Douro e sorriem ao lado da ponte D. Luís.
O terceiro protagonista do filme Porto é a própria cidade.
Com produção executiva de Jim Jarmusch, este filme de Gabe Klinger é notório por ter sido rodado e se passar no Porto, e por ser um dos últimos filmes, o derradeiro como protagonista, de Anton Yelchin, que morreu em junho de 2016.
Porto, Meu Amor, que era o nome inicial do filme, conta a história, de forma fragmentada e não-linear, do amor entre um norte-americano e uma francesa um pouco mais velha, que se encontram na cidade Invicta, mas que depois têm dificuldade em voltar a estar juntos.
A narrativa de “Porto” vai alternando entre o tempo que passaram juntos e as alturas em que ambos estão sozinhos, com diferentes representações visuais e formatos.