Última hora

O Meu Pé de Laranja Lima

2 Outubro 2017
O Meu Pé de Laranja Lima
Cultura
0

A história de O Meu Pé de Laranja Lima conta a vida de Zezé, um menino muito pobre, de cinco anos, que vive com os pais e os irmãos na cidade de Bangu, no Rio de Janeiro.
A mãe de Zezé trabalha numa fábrica e o pai está desempregado. Devido às dificuldades, Zezé e a família mudam-se para outra casa.
No dia em que eles vão visitar a nova habitação, cada um escolhe uma árvore, mas Zezé é o último e acaba sem nenhuma, até que encontra um pé de laranja lima com o qual estabelece uma amizade. O pé de laranja lima e o Zezé viajam e aventuram-se por todo o mundo. Zezé chama ao pé de laranja lima Minguinho e quando estava mais carinhoso chama-lhe de Xururuca. Zezé desabafa com Xururuca todas as suas travessuras e os segredos.
Carente do afeto que não encontra junto do pai e da mãe, mais preocupados em sobreviver a cada dia, o menino perde-se nas ruas, onde só lhe dá para inventar travessuras e por isso acabava por apanhar dos seus pais.
O Zezé tem um enorme apreço pela sua irmã Glória, que é a única que o defende e não lhe bate, e por Luís, o seu irmão caçula, a quem ele ensina tudo o que sabe e costume chamá-lo de rei. A infância de Zezé é muito dura muito, pois havia Natais em que ele não recebia um único presente. Outra pessoa muito importante na vida de Zezé é o português Manuel Valadares, que o trata como se fosse filho, lhe ensina boas maneiras e dá todo o amor e carinho que não recebe em casa.
Zezé é um menino muito interessado pela vida, adora saber e aprender coisas novas, incluindo palavras difíceis que o seu tio Edmundo lhe ensina. Aprendeu a ler sozinho e aos cinco anos foi para a escola, mentindo ter seis para se poder matricular.
Tendo aprendido demasiado cedo a dor e a tristeza, Zezé acaba por usar o mundo da sua imaginação para fugir da realidade da vida. Toma por confidente um pé de laranja lima, a que chama Xururuca e ao qual revela os seus sonhos e desejos. É nesta fantasia que Zezé vai encontrar a alegria de viver e a força para vencer as suas adversidades. O Meu Pé de Laranja Lima é a obra maior de José Mauro de Vasconcelos, um dos grandes nomes da literatura brasileira.