Última hora

Diário de Um Skin

24 Outubro 2017
Diário de Um Skin
Cultura
0

Diário de Um Skin é a confissão autêntica de quem conseguiu, pela primeira vez, infiltrar-se, sem levantar quaisquer suspeitas, num grupo neonazi espanhol ultra perigoso e que não perdoa qualquer tipo de erro.
Munido de uma câmara oculta e protegido por uma identidade falsa, Antonio Salas construiu uma personagem suficientemente credível que lhe permitiu ganhar a confiança dos seus pares neonazis e viver durante algum tempo dentro da terrível realidade dos cabeças-rapadas.
O orgulho e os sentimentos de ódio dos ultra, os actos violentos em que participam, a sua implicação nas querelas futebolísticas e as suas alianças com grupos internacionais através da Internet, a prostituição ou o tráfico de seres humanos são, entre outros, os temas através dos quais se desenvolve este relato de Antonio Salas.
Antonio Salas esteve um ano camuflado sobre a pele de um “Skinhead” e tornou-se uma das figuras de topo do movimento neonazi espanhol. Assim se resume a experiência e a história que Antonio Salas, pseudónimo sob o qual se esconde um conhecido jornalista de investigação, conta sem escrúpulos neste livro.
Antonio Salas é o pseudónimo de um conhecido jornalista de investigação, cujo anonimato tem que ser mantido por motivos óbvios, pois já recebeu inúmeras ameaças de morte por ter conseguido infiltrar-se, durante quase um ano, num movimento neonazi. Nos últimos vinte anos, para além de ter publicado vários livros de investigação, desenvolveu a sua actividade profissional em jornais, revistas, estações de rádio e televisão, em Espanha, como é o caso da Onda Cero, da Antena 3 e da Tele 5. Autor de várias reportagens de investigação, filmadas com câmara oculta, emitidas pela Tele 5 desde o ano 2000, foi o único jornalista que até hoje se conseguiu infiltrar em perigosas seitas, grupos de crime organizado e movimentos extremistas. Estas gravações foram admitidas em julgado em vários casos de polícia em Espanha.
Para além de Diário de Um Skin, Antonio Salas escreveu também “Um Ano no Tráfico de Mulheres”, “O Palestiniano”, “Operação Princesa”, “Vida de San Pablo” ou “Homens que sussurram em máquinas: hackers, espiões e intrusos no seu computador”.