Última hora

Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela é o 2.º mais percorrido da Galiza

10 Outubro 2017
Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela é o 2.º mais percorrido da Galiza
Cultura
0

O Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, que percorre 10 municípios do Norte de Portugal, entre eles Vila do Conde, é o segundo itinerário mais percorrido numa lista de sete Caminhos de Santiago.
Entre 1 de janeiro e os primeiros dias de outubro de 2017, o Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela foi percorrido por 52.902 mil peregrinos, cerca de 20% do total de peregrinos que chegaram a Santiago de Compostela naquele período. Os dados foram divulgados pelo Turismo da Galiza, numa ação de promoção do turismo galego a jornalistas portugueses, em Santiago de Compostela, que decorreu no âmbito de um acordo assinado entre o Turismo da Galiza e o Turismo do Porto e Norte de Portugal.
O Caminho Português da Costa é um percurso que se faz junto à costa atlântica e que une os municípios do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença, atravessando a fronteira para o lado de Espanha até chegar a Santiago de Compostela, capital da Galiza.
Segundo a lenda católica, o Caminho de Santiago surgiu após a dispersão dos Apóstolos pelo mundo, quando Santiago foi pregar para regiões longínquas, passando algum tempo em Espanha, na Galiza. Quando voltou à Palestina, no ano 44, foi preso e decapitado, a mando de Herodes Agrippa I, filho de Aristobulus e neto de Herodes o Grande. Dois dos seus discípulos, Teodoro e Atanásio, roubaram o corpo do mestre e embarcaram-no, num barco com tripulação angélica e em sete dias chegaram à Galiza e a Iria Flávia onde o sepultaram, secretamente, num bosque de nome Libredón.
A notícia correu o mundo, fazendo com que uma legião de cristãos peregrine, constantemente, até Santiago de Compostela, cidade que se formou na região.
Neste momento, existem vários Caminhos que percorrem toda a Europa e que desembocam em Santiago de Compostela, sendo que o mais famoso é o chamado Caminho Francês que atravessa a Fronteira Franco-Espanhola nos Pirinéus e atravessa todo o norte de Espanha.